Veículos e mobilidade

A importância da automação de faturamento em locadoras de veículo

O processo de faturamento é automatizado na sua locadora de veículos? Entenda a importância de investir nisso.


A automação de faturamento diz respeito ao processamento automático dos vencimentos, valores, adicionais, franquias e tudo mais que é definido em contrato com os clientes. É um processo que, ao mesmo tempo, economiza tempo e evita erros e retrabalhos.

Conforme a locadora de veículo vai crescendo, sua frota também aumenta e o volume de contratos torna a gestão de faturamento mais complexa. É hora de pensar em uma sequência lógica de atividades coordenada por um sistema integrado, na qual o mínimo de contato humano é necessário. 

Sobre isso vamos conversar neste artigo. Continue lendo para entender em profundidade o que é automação de faturamento e por que essa estratégia é fundamental nas locadoras de veículos!

A automação de faturamento reduz custos operacionais da locadora

Locadoras de veículos precisam de processos de negócios inteligentes e automatizados para coletar receita, proteger margens e manter os clientes satisfeitos. Quando se trata das rotinas de faturamento, automatizar oferece benefícios como a redução de custos operacionais.

Em linhas gerais, por meio de um sistema de gestão que contenha funcionalidades de faturamento, é possível realizar de maneira automatizada atividades como:

  • automação das parcelas conforme regras comerciais;
  • leitura de itens por importação de planilha (Billing);
  • leitura de iten por importação de e-mails;
  • leitura de itens via integração por webservice;
  • apontamento de consumo/utilização dos equipamentos – bilhetagem por equipamento e período;
  • geração de lotes de faturamento (pré-faturas e/ou  faturas) com base nas regras de contatos e apontamentos;
  • faturamento centralizado ou por unidades (filiais) definidas por contrato/equipamento.

Sem a necessidade de contratar mais pessoas para realizar as atividades relacionadas ao faturamento, os custos da operação são reduzidos. 

Evita erros que geram desconforto aos clientes e até litígios judiciais

O faturamento manual está bastante suscetível a erros, especialmente quando o volume de contratos da locadora cresce. Como as locadoras querem aproveitar o mercado aquecido e conquistar mais clientes e fornecer mais serviços, evitar erros no faturamento é fundamental.

E, nós sabemos, faturamento errado gera insatisfação dos clientes e, em casos mais extremos, pode até gerar processos judiciais contra a locadora. Logo, a automatização de faturamento (com parâmetros bem definidos e de maneira sistematizada) contribui também para a boa experiência do cliente. 

Potencializa a produtividade da equipe e a lucratividade do negócio

Assim como em outras rotinas da operação, automatização do faturamento também tem o poder de elevar a produtividade da equipe.  Significa que as equipes não vão precisar imputar e processar dados de maneira manual, o que reduz o tempo de trabalho gasto com atividades burocráticas. Assim, os profissionais podem se dedicar a atender mais clientes com menos esforços.

Com uma equipe mais produtiva, podendo atender um volume maior de clientes e garantindo que as margens de lucro estão sob controle, a locadora pode se tornar ainda mais lucrativa do que é hoje.

→ Veja como o LOC1 pode tornar sua gestão de faturamento automatizada e eficiente:

Que tal, a automatização de faturamento já faz parte do dia a dia da sua locadora? Conheça agora mesmo o LOC1 | Veículos e Mobilidade e veja como essa solução pode tornar sua gestão de faturamento ainda mais eficiente!

Posts similares

Receba notificações de nossos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Assine nossa newsletter!