Veículos e mobilidade

Carro como Serviço (CaaS): o que é e como aplicar em sua locadora

Entenda por que cada vez mais as locadoras estão aderindo à estratégia de ofertar carro como serviço (Car as a Service — CaaS).


Carro como Serviço (Car as a Service - CaaS) é uma tendência bastante quente no mercado automobilístico. Tanto para as montadoras quanto para as locadoras de automóveis. 

De acordo com a IHS Automotive, essa nova modalidade  terá um impacto crescente à medida que os avanços da tecnologia e os volumes de carros sem motorista aumentem. Além disso, a direção autônoma e os custos associados reduzirão drasticamente o custo dos serviços de mobilidade como um todo. 

Sobre isso gostaríamos que você refletisse conosco ao longo desta leitura.

Acompanhe!

Definindo Carro como Serviço (CaaS)

Carro como serviço é uma modalidade de utilização de automóveis, ao mesmo tempo em que é um novo modelo de negócios para fabricantes e locadores. 

Ela está sendo apontada como uma melhoria em relação ao modelo existente de leasing de automóveis. O modelo atual é fortemente focado em ativos. Os contratos vinculam os clientes aos veículos por longos períodos de tempo. 

O período de locação acordado no início da locação é inflexível. Quaisquer alterações feitas no contrato de locação acarretam severas penalidades e perdas financeiras do ponto de vista do cliente.

Por outro lado, um programa Car as a Service (CaaS) proporciona flexibilidade nas mãos dos clientes. Eles podem mudar e atualizar seus veículos como e quando quiserem. Como os contratos de aluguel, a assinatura de um carro não vincula o cliente por muitos anos. Simplificando, o programa CaaS funciona como uma assinatura do Netflix. Os clientes podem assinar carros em uma base mês a mês.

Vantagens do modelo Car as a Service (CaaS)

Confira agora alguns dos benefícios percebidos pelos clientes ao optar pelo modelo de carro como serviço — que acabam favorecendo as locadoras!

Conveniência

O modelo Car as a Service (CaaS) é muito conveniente para os usuários. As empresas automotivas também estão incluindo um componente de serviço. 

Quando os clientes assinam carros mensalmente, eles também recebem os serviços de concierge. Isso significa que os clientes só vão se preocupar em dirigir o carro. 

Os aspectos estressantes da propriedade de um carro serão tratados pelo concierge. Por exemplo, os clientes não terão que consertar seus próprios veículos. Em vez disso, a empresa fará isso por eles. 

Além disso, eles não terão que pechinchar pelo seguro, já que este também será fornecido pela empresa. Os proprietários podem dirigir um número ilimitado de milhas em troca de um pagamento mensal fixo.

Flexibilidade 

Os Millennials querem carros diferentes para ocasiões diferentes. Eles preferem um SUV quando vão de férias. Por outro lado, um hatchback pode ser preferido para a condução intermunicipal. 

O modelo Car as a Service (CaaS) oferece aos clientes essa flexibilidade. Eles podem trocar de carro a cada mês, se quiserem. 

Além disso, eles podem simplesmente interromper o serviço se quiserem. Visto que muitos millennials são globetrotters e não desejam ser amarrados, este modelo funciona melhor para eles.

Barreira de entrada baixa 

Comprar um carro é uma decisão cara. Os clientes precisam assumir compromissos financeiros de longo prazo. Embora a maioria dos carros seja financiada, os empréstimos só podem ser concedidos a devedores com bom crédito. 

Isso restringe o tamanho do mercado no que diz respeito às montadoras. Porém, com o modelo Car as a Service (CaaS), o mercado é praticamente ilimitado. Quem estiver disposto a pagar a assinatura mensal pode ter acesso a um carro.

Maior aproveitamento dos veículos 

Do ponto de vista das montadoras e das locadoras, elas lucram mais com este modelo. Isso ocorre porque o seguro é muito barato se for comprado para vários carros. 

Além disso, essas empresas podem consertar esses carros a custos muito baixos. Esta é a razão pela qual eles podem oferecer um preço competitivo aos clientes. 

Com o carro como serviços, as locadoras podem ganhar dinheiro durante a vida útil do carro, em vez de lucrar uma vez quando o carro é vendido.

Que tal, conseguimos lhe mostrar o que é Carro como Serviço (CaaS)? Baixe agora um eBook no qual mostramos como você pode criar sua locadora digital!

Posts similares

Receba notificações de nossos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Assine nossa newsletter!