Máquinas e equipamentos

Realdrive melhora controles e potencializa resultados com LOC1

Veja como a Realdrive, maior fabricante de simuladores de direção veicular do país, integrou o LOC1 ao SAP Business One e digitalizou operações em campo.


A Realdrive é a maior fabricante nacional de simuladores de direção veicular. Fornece dispositivos e aplicações de formação, treinamento, capacitação e entretenimento para Centros de Formação de Condutores (CFCs), montadoras de automóveis, parques de diversão e até para a Presidência da República.

Em operação desde 2008, a companhia está sediada em Caxias do Sul/RS e tem atuação nacional. Seu core business está centrado no desenvolvimento de hardwares e softwares inovadores, e também na produção de games e outros projetos especiais dentro desse campo.

Com novos desafios relacionados ao crescimento do negócio e também a mudanças no próprio mercado, em 2020 a Realdrive precisou buscar uma nova solução que integrasse suas operações de campo, seus contratos com o sistema integrado de gestão (ERP). E concluiu que o LOC1 para o mercado de Equipamentos Eletrônicos era sua melhor escolha.

Confira, a seguir, que percalços a Realdrive precisava superar e como o LOC1 encaixou como uma luva para resolvê-los!

Desafios:

Melhorar o controle de chamados para agilizar o atendimento ao cliente e potencializar a produtividade dos técnicos em campo 

simuladores_realdrive

Cristian Stein, sócio-diretor da Realdrive, conta que o sistema de gestão utilizado até então começou a apresentar limitações diante dos novos movimentos da companhia. Uma delas dizia respeito à integração com o SAP Business One para melhorar os controles de atividades em campo.

“Precisamos atender aos clientes com rapidez. A implementação nos CFCs, por exemplo, deve ser feita em até 48 horas depois do fechamento do contrato. E nem sempre estávamos conseguindo fazer isso, justamente porque o sistema pecava no quesito criação e fechamento de chamados para os técnicos em campo”, conta Stein.

“Nossos técnicos estão espalhados pelo país, então a falta de automação no fluxo de atividades gerava desencontros de informações, atrasos e insatisfação ao cliente”. 

O executivo também conta que pela capilaridade da companhia, não ter um controle efetivo dos serviços em campo começou a se mostrar um problema com potencial de impacto negativo na lucratividade. 

“A falta de confiabilidade das informações imputadas e processadas no sistema começou a nos trazer transtornos como penalidades nos Detrans, dificuldade de cobrança das aulas do mês e até quebras de contrato”.

Além disso, o ganho de novos mercados também fez com que os controles administrativos da Realdrive precisassem ser aprimorados. Inclusive porque o modelo de negócio está calcado no comodato: aluguel dos simuladores para os CFCs, por exemplo, e faturamento por aula.

Era preciso que o sistema tivesse boa integração com áreas como financeiro, fiscal, contábil, compras, produção, entre outros requisitos. 

Solução:

LOC1, sistema desenvolvido com tecnologia SAP

simulador_realdrive

Ao pesquisar e avaliar as opções disponíveis no mercado, os gestores da Realdrive concluíram que o  LOC1 para empresas de Equipamentos Eletrônicos era a escolha perfeita. “O canal de distribuição da SAP que nos atendia com o SAP Business One fez a indicação do LOC1, e rapidamente percebemos a aderência da solução ao que buscávamos”, conta Stein.

Desenvolvido para locadoras e empresas de outsourcing de TI, o LOC1 tem sua base na tecnologia SAP, o que faz com que a integração com as soluções da gigante tecnológica seja ágil e eficiente. Ele é ideal para empresas que buscam mais inteligência de dados, além de integrar todos os fluxos processuais, melhorando produtividade, tomadas de decisões e muito mais. 

Hoje são mais de 50 usuários utilizando o LOC1 na Realdrive. Tanto equipe interna de administrativo quanto profissionais em campo contam com a solução em qualquer hora e lugar. 

“Buscávamos um software que se integrasse facilmente ao SAP Business One e, ao mesmo tempo, atendesse nossas especificações de negociação em comodato e atendimento. E o LOC1 se mostrou perfeito”.  

— Cristian Stein, sócio-diretor da Realdrive.

Resultados:

Automação, integração, agilidade, controles aprimorados e orientação por dados

realdrive

O LOC1 marcou um divisor de águas na Realdrive. A empresa resolveu os problemas que já se mostravam presentes e ainda abriu caminhos para a reacomodação de processos, entre outros benefícios.

Depois da implementação do LOC1, os incidentes relacionados ao não cumprimento dos prazos estipulados pela legislação deixaram de existir, conta o sócio-diretor da companhia, Cristian Stein. “E isso que ainda não implementamos todos os módulos; o go live aconteceu em 2021 com as ferramentas que mais precisávamos”.

O executivo também destaca a flexibilidade do LOC1, ponderando que foram realizadas algumas adaptações em módulos e funcionalidades para melhor atender às especificidades do core business da companhia.

Para ele, outra grande vantagem é a fácil adaptação dos usuários ao sistema. “Muito rapidamente, eles entenderam a lógica do sistema. Antes tínhamos muitos problemas de retreinamento com os técnicos. Ao implantar o LOC1, com apenas uma capacitação, os profissionais aprenderam e não precisam de reciclagens. Qualquer dúvida pontual é rapidamente sanada pelo time de suporte da LOC1”. 

Para o pessoal de engenharia da Realdrive, o LOC1 facilita o controle de atividades. “Eles têm um checklist estilo Kanban, que facilita o controle de processos — de compras, vendas, atenção ao cliente —, com integração com financeiro e outras áreas”, comemora Stein, que também destaca melhorias na gestão de contratos. “Essa capacidade estava um pouco deficitária, pois o SAP Business One não conta com um módulo específico para o nosso tipo de contrato”.

“É muito fácil criar um processo dentro do LOC1; o sistema é objetivo, sem rodeios. Nosso próximo objetivo agora é disponibilizar as funcionalidades de chamados diretamente ao cliente final”.

— Cristian Stein, sócio-diretor da Realdrive.

 


Resultados obtidos pela Realdrive com o LOC1 

  • Integração com o SAP Business One;
  • Potencialização do SAP Business One e ampliação da digitalização de técnicos e atendentes em campo;
  • Agilidade e eficiência nos processos de criação, tratamento e fechamento de chamados de serviço em campo;
  • Confiabilidade total nos dados imputados e processados;
  • Automatização e integração de processos das diversas áreas e departamentos;
  • Módulos e funcionalidades adaptados para as especificidades da empresa;
  • Redução da curva de aprendizado dos usuários, pois o LOC1 é fácil de entender e operar.

→ Dê o play neste vídeo para conhecer mais detalhes sobre a Realdrive:

 

Sobre o LOC1

LOC1 é o software de gestão para empresas que precisam gerenciar seus serviços, contratos e ativos  Ele é ideal para integrar processos de locação com rotinas financeiras, fiscais e contábeis.

Eleve a inteligência de dados da sua locadora. Não importa o tipo de ativo que você fornece ao mercado, o LOC1 garante acessibilidade, segurança da informação e inteligência tecnológica.

 

 

O que você achou do case de sucesso da Realdrive? Buscando uma solução para digitalizar suas operações em campo de maneira integrada ao SAP Business One? Conheça agora mesmo o LOC1; solicite uma demonstração

Posts similares

Receba notificações de nossos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Assine nossa newsletter!