Máquinas e equipamentos

7 dicas para começar um negócio de aluguel de equipamentos

Veja por que investir em um negócio de aluguel de equipamentos e quais são os primeiros passos para o sucesso nessa área.


Você está pensando em começar um negócio de aluguel de equipamentos? Não importa se você deseja alugar equipamentos fotográficos, bicicletas, carros de luxo, suprimentos para festas… Comece bem com essas dicas!

1. Estude seu mercado

Começar exatamente o mesmo negócio em dois locais a poucos quilômetros de distância pode levar a resultados radicalmente diferentes. Um aluguel de bicicletas no centro terá clientes diferentes de um na praia, e eles terão necessidades diferentes. 

Portanto, antes de começar, certifique-se de saber o que seus clientes estão procurando!

A melhor maneira de fazer isso é bastante simples: converse com eles. Se você deseja alugar equipamento de construção, fale com as construtoras e incorporadoras locais. Caiaques e canoas: conversar com turistas etc.

Algumas perguntas que você pode fazer:

  • que tipo de equipamento você está procurando? Básico ou avançado? Quais marcas ou itens específicos são mais aderentes à sua necessidade?
  • quanto você está disposto a pagar? Em vez de tirar um número da cartola, obtenha pelo menos uma estimativa aproximada de quanto seus clientes podem e estão dispostos a pagar.
  • precisa de mais do que aluguel?

    Existem outros serviços que você pode oferecer para se tornar um balcão único para seus clientes?

2. Não compre mais, compre de forma mais inteligente

Conhecendo seus clientes e o que eles procuram, você pode tomar decisões mais inteligentes sobre a compra dos equipamentos que vai alugar. 

Evite o estoque ocioso a todo custo; ele só ocupa espaço e dinheiro que você poderia usar para expandir seus negócios!

Não gaste demais em equipamentos no início: compre seu estoque mínimo viável com base na pesquisa de mercado. Depois de começar, compre mais dos equipamentos mais populares e lucrativos.

Lembre-se: é mais barato e mais fácil comprar mais equipamentos depois do que se livrar daqueles que não têm saída.

3. Encontre a melhor oferta para o seu equipamento

A menos que você esteja começando um negócio de aluguel porque ganhou na loteria e ficou entediado, vai querer aproveitar ao máximo cada centavo que gasta.

Os equipamentos provavelmente serão um de seus maiores investimentos, portanto, certifique-se de investir seu dinheiro com sabedoria. Em vez de gastar todo o seu dinheiro nos melhores e mais novos equipamentos que puder encontrar, considere suas alternativas.

O que seus clientes procuram? Eles ficarão duas vezes mais felizes se você gastar o dobro? Não compre produtos sofisticados se eles estiverem procurando por um aluguel barato.

Você pode comprar equipamentos usados? Isso pode economizar muito dinheiro, permitindo investir em outras áreas.

4. Trate bem os seus equipamentos

Seu negócio depende dos seus equipamentos. É por isso que é tão importante que você cuide bem desses ativos. Aqui alguns conselhos práticos: 

  • faça manutenção regularmente: identifique e corrija problemas em potencial antes que seus clientes o façam;
  • faça reparos rápidos e completos: corrija todos os problemas de forma rápida e completa para que não causem mais problemas no futuro;
  • faça correções cosméticas: seus equipamentos não devem apenas funcionar como se fossem novos, mas também parecer novos! Certifique-se de criar uma boa impressão para os clientes

5. Crie parcerias

Comece perguntando-se: que outros produtos ou serviços meus clientes procuram?

Se você está abrindo uma loja de aluguel de bicicletas, seus clientes também podem precisar de:

  • lugares para ficar (hotéis, pousadas…);
  • locais a visitar (parques naturais, museus…)
  • coisas para fazer (parques de diversões, shoppings, restaurantes…)

Entre em contato com essas empresas ou organizações e pergunte se elas estariam interessadas em uma parceria de referência: se alguém pede o aluguel de uma bicicleta, ela indica a você. E se alguém te pede um lugar para ficar, comer, visitar ... você indica seus parceiros.

Mas, atenção: as referências que você faz refletem sobre você. Portanto, faça apenas recomendações nas quais se sinta confiante. A última coisa que você quer são clientes reclamando dos conselhos que você deu a eles.

6. Coloque sua papelada em ordem

Não é o mais sexy dos tópicos, mas é importante! O trabalho que você precisa fazer depende de onde você está baseado.

Além das formalidades para iniciar qualquer negócio, um negócio de aluguel de equipamentos tem responsabilidades extras de seguro. Praticamente todo o seu negócio depende de clientes (não funcionários) interagindo com o seu equipamento.

Portanto, embora você queira ter certeza de que tem um bom seguro para seu equipamento, seus clientes são o seu maior risco. Mesmo com isenção de responsabilidade, certifique-se de ter o seguro certo. Você não quer que uma grande conta de hospital prejudique todo o seu negócio!

7. Use a tecnologia em seu negócio de aluguel de equipamentos

Por fim, é fundamental que a gestão do seu negócio de aluguel de equipamentos seja realizada de maneira moderna, automatizada, ágil e eficiente. Logo, é fundamental contar com tecnologia especializada.

Você precisa, por exemplo, de um bom sistema de gestão de locadoras de máquinas e equipamentos. Este tipo de solução centraliza tudo o que você precisa para uma administração orientada por dados: do controle financeiro aos contratos, da controladoria fiscal às manutenções etc.

Conheça agora o LOC1 | Máquinas e Equipamentos

 

eBook Guia de Marketing e Vendas Online para LOCADORAS DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Clique no banner para baixar o eBook.

 

Posts similares

Receba notificações de nossos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Assine nossa newsletter!