Blog ERP LOC1

5 dicas de redução de custos na sua locadora

Escrito por LOC1 | 14/01/2019 05:00:00

A redução de custos é, ou deveria ser, um esforço contínuo das empresas locadoras de máquinas e equipamentos. Assim como nos demais segmentos do mercado, subtrair gastos é fundamental para manter a saúde financeira do negócio e obter resultados melhores.

E esse setor, em rápida expansão no Brasil e no mundo, agora se vê diante de mais competitividade, o que faz com que reduzir custos seja ainda mais urgente. De um lado, é preciso tornar a gestão mais inteligente, de outro é preciso lidar com consumidores cada vez mais exigentes e entregar ofertas realmente atrativas.

Sobre isso vamos ajudá-lo a refletir ao longo deste artigo. Continue lendo para ver algumas dicas de redução de custos!

1. Acompanhe o fluxo de caixa para obter redução de custos

Acompanhar o fluxo de caixa e economizar dinheiro sempre que possível, deve ser a prioridade para qualquer empresa em constante desenvolvimento. Em uma gestão financeira ineficiente, independente do esforço e do trabalho feito, o retorno adequado simplesmente não vem. E isso acontece porque os problemas na administração corroem todo o lucro que poderia ser gerado.

É preciso certificar-se, sempre que possível, de que suas finanças estão em ordem e seus gastos são tão eficientes quanto possível, podendo até mesmo ser absolutamente vital para a sobrevivência do seu negócio.

2. Garanta a eficiência dos processos

Para obter a redução de custos, as locadoras também precisam encontrar o retorno sobre seus investimentos o mais rápido possível. As margens de operação são apertadas, por isso processos ineficientes custam muito dinheiro.

No cotidiano complexo do mercado, pode ser um funcionário ou um processo inteiro que retarda os lucros. Saber identificar e corrigir as ineficiências fará com que a organização diminua significativamente as perdas monetárias.

3. Automatize processos e segmente clientes

Automatizar as oportunidade de serviços, vistoria técnica, precificação e orçamento e acompanhar os workflows ajuda a manter os processos de negócios mais eficientes.

Também é indicado segmentar os clientes com os quais o time comercial precisa falar imediatamente, dessa forma os tickets quentes receberão mais atenção devido à sofisticação de novos processos.

Por fim, os esforços serão mais organizados graças ao fluxo de trabalho, afinal uma melhor organização sempre leva a uma melhor produtividade. Assim, é possível chegar ao tão sonhado “fazer mais com menos”.

4. Torne as tomadas de decisões estratégicas mais rápidas

No mercado de locação, a velocidade em que os gestores podem tomar uma decisão importante é fundamental para o sucesso. As oportunidades não vão esperar até o próximo mês, a próxima semana, ou mesmo o próximo dia.

Para prosperar, é preciso agir rapidamente. Para isso, é importante conhecer sua empresa em profundidade.

Por exemplo, acompanhar saídas e entradas de capital ajuda a lidar rapidamente com os gastos já esperados e também com os imprevistos. Além disso, é preciso ter informações rápidas e claras de oportunidade de serviço, vistoria técnica, precificação e orçamento etc.

5. Integre tudo em um ERP especialista em locadoras

Por fim, a gestão financeira — que envolve desde os processos mais corriqueiros do dia a dia operacional até o acompanhamento de questões tributárias e fiscais — é fundamental no esforço de redução de custos.

Ela é significativamente mais eficiente nas locadoras que contam com um bom software integrado de gestão empresarial (ERP).

Ao contar com uma solução como o LOC1, por exemplo, é possível obter, entre outras funcionalidades, os seguintes controles:

  • Gestão de Contratos ampliada com regras flexíveis, abrangentes e específicas para as Locadoras;
  • Gestão de Faturamento ampliado e especializado para Locadoras com controle de receitas recorrentes, adicionais e contadores;
  • Controle de Disponibilidade dos ativos com recursos de reserva e rastreabilidade;
  • Manutenção de Ativos com recursos de criação de programas de manutenção de acordo com tempo, medidores e especificações do fabricante.

Saiba mais sobre o LOC1:

Que tal, como estão os esforços para redução de custos na sua locadora? Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário!