Máquinas e equipamentos

Controle de disponibilidade em locadoras: como lidar com esse desafio?

Entenda por que o controle de disponibilidade é bastante complexo nas empresas de locação de máquinas e equipamentos, e veja dicas para lidar com isso.


O controle de disponibilidade é fundamental nas empresas locadoras de equipamentos e máquinas. Afinal, a equipe precisa saber exatamente quais os itens disponíveis, quais estão locados, em que datas estarão disponíveis, quais estão reservados, entre outras variáveis para atender com máxima eficiência os clientes.

Neste artigo, vamos ajudá-lo a refletir sobre esse assunto e também te dar dicas de como usar a tecnologia para uma boa gestão. Acompanhe!

O desafio do controle de disponibilidade nas locadoras de equipamentos e máquinas

Locadoras de equipamentos e máquinas lidam com diversos itens, muitos clientes, modalidades diversificadas de contratos. Também devem ter uma excelente gestão de manutenção, entre outras tarefas que tornam sua operação complexa.

No que diz respeito à disponibilidade dos itens que alugam, as empresas desse segmento precisam saber se os equipamentos estão disponíveis, reservados, alugados ou mesmo em manutenção. Sem esse controle, realizado com máximo profissionalismo, não conseguem atender bem seus clientes, geram insatisfações e podem ter resultados aquém do esperado/planejado.

Logo, o controle de disponibilidade é um tema estratégico. Precisa ser gerido com o mesmo cuidado com que se trabalha com o faturamento, por exemplo.

À medida em que as empresas do ramo conquistam novos clientes e incluem mais itens em seu portfólio, esse desafio só aumenta. E essa complexidade tende a ficar cada vez maior, uma vez que a cultura de alugar equipamentos e máquinas vem ganhando força no Brasil e no mundo — até 2019, segundo um levantamento  global da Technavio, esse mercado deverá movimentar 49,57 bilhões de dólares.

Como a tecnologia pode ajudá-lo a melhorar o controle de disponibilidade na sua locadora

A boa notícia é que a transformação digital a qual estamos vivendo hoje tem feito com que cada vez mais os gestores de empresas locadoras superem esse desafio.

Já há no mercado uma série de ferramentas tecnológicas que descomplicam o controle de disponibilidade. E o melhor: não é mais preciso investir muito dinheiro em infraestrutura de TI para implementar esse tipo de solução. Basta adquirir o sistema no modelo SaaS (software como serviço) e receber os recursos virtualizados, na nuvem.

Uma boa plataforma integrada de gestão voltada para empresas locadoras, por exemplo, pode ajudar no controle de disponibilidade. Entre as funcionalidades que esse tipo de software oferece para essa finalidade, destaca-se um painel completo para registrar, acompanhar e analisar os itens disponíveis, locados, em manutenção e reservados.

O sistema ajuda a administrar adequadamente os equipamentos quanto à disponibilidade para reservas, envios de simples remessas, controle dos equipamentos em poder de terceiros e prazos de retorno. Também auxilia na administração completa do negócio, o que facilita uma atuação mais analítica (com dados sempre confiáveis e íntegros), o que facilita a tomada de decisões estratégicas mais inteligentes.

Logicamente, é importante se certificar de que se está adquirindo um ERP de qualidade; que não tenha vulnerabilidades de segurança da informação, seja fácil de usar e se adapte às demandas da operação da empresa.

Conheça o LOC1 e melhore o controle de disponibilidade na sua locadora

O LOC1 é hoje a melhor solução do mercado brasileiro para as empresas locadoras. Ele garante o controle da informação e o desenvolvimento de seu negócio de locação, de forma abrangente e descomplicada, transformando informação em aumento de rentabilidade.

Potencializado pelo SAP Business One, o LOC1 é capaz de garantir contratos bem definidos, gerar relatórios eficientes e proporcionar maior controle de seus equipamentos e consequentemente do seu negócio.

Saiba mais:

Como está o controle de disponibilidade na sua locadora? Solicite agora uma apresentação do Loc1 e conheça o melhor ERP brasileiro para empresas locadoras!

Posts similares

Receba notificações de nossos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Assine nossa newsletter!