A pandemia do novo coronavírus (Covid-2019) gerou uma crise no mercado de locação de veículos. Assim como em outros segmentos, as locadoras também viram a demanda cair drasticamente.
Agora é necessário pensar em como sobreviver a esse duro momento. E as reflexões sobre o tema não param de surgir.
Neste artigo, reunimos a opinião de diversos especialistas no assunto. Continue lendo para ver que dicas eles estão dando e como você pode utilizá-las a seu favor!
De acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), existem mais de dez mil empresas de aluguel de carros no Brasil. Cerca de 90% delas são de pequeno a médio porte.
Como acontece em todo o mundo, a crise no mercado de locação de veículos no Brasil é um tema bastante sério. No início de maio, finalmente o governo federal incluiu o setor entre os serviços considerados essenciais, o que é uma boa notícia.
No entanto, as recomendações de isolamento social aliadas ao medo da contaminação fez com que os brasileiros circulassem menos.
A queda na demanda de aluguel de veículos é sentida por locadoras em todas as regiões do país. O cenário é bastante desanimador, mas não significa que os empresários desse mercado devam jogar a toalha.
Confira, a seguir, nossas dicas para lidar com a crise no mercado de locação de veículos (durante e depois que a pandemia passar).
As locadoras de veículos que querem se manter competitivas devem montar sua plataforma de e-commerce para atender a seus clientes o quanto antes. Isso porque as pessoas agora devem priorizar ainda mais o contato mínimo.
Principalmente nos primeiros meses, as pessoas vão preferir contratar serviços e comprar produtos sem precisar ir a uma loja, enfrentar filas, enfim, ter contato.
Da mesma forma, uma boa dica é incrementar o serviço de entrega a domicílio. O ideal é que o cliente faça a reserva via loja virtual e receba o veículo em casa ou na empresa, sem necessidade de deslocamentos.
Para sobreviver, muitas empresas devem se desfazer de ativos considerados custos. Alguns especialistas apostam que a frota de veículos será reduzida consideravelmente nas organizações.
Eis uma oportunidade para as locadoras de veículos. Aquelas que estiverem preparadas para firmar contratos B2B, poderão atender a nova demanda que deve surgir.
Os serviços de assinatura de locação ainda não são muito populares no Brasil. Com o pós-pandemia eles podem ser um excelente diferencial competitivo para as locadoras.
Na prática, o cliente compra um pacote de locação por um período longo. Assim, garante que terá um determinado tipo de veículo para atender suas necessidades. E, de quebra, evita ter que ir à loja para negociar e firmar contrato. Obviamente, para isso é preciso estruturar novos processos.
→ Leia também: Aluguel de veículos por assinatura: como aproveitar essa tendência em sua locadora.
A crise sanitária que estamos vivendo faz da higiene uma necessidade ainda mais flagrante. Se antes era importante higienizar os automóveis, agora é fundamental.
E mais que isso: os clientes precisam ter certeza de que estão locando um veículo livre de contaminação.
A dica aqui é: crie um protocolo de higienização e o mostre ao mercado. Use esse diferencial em ações de marketing e comunicação. A confiança estabelecida com o cliente fará toda a diferença; você vai ver.
A crise no mercado de locação de veículos, assim como em muitos outros segmentos, é certa. Atravessá-la e ver o horizonte lá na frente é o grande desafio.
Com a demanda em baixa, as locadoras devem aproveitar para organizar a casa. É o momento para refazer o planejamento, estruturar novos planos de ação. Também é o momento para investir na tecnologia, implementá-la e testá-la.
Como você está lidando com a crise no mercado de locação de veículos? Gostou das nossas dicas? Aprofunde-se mais neste tema; baixe agora o e-book PÓS-PANDEMIA, COMO DRIBLAR A CRISE NAS LOCADORAS DE VEÍCULOS?