Pensar em empresa inteligente na locação de máquinas e equipamentos é estar antenado com as profundas mudanças que este mercado vem sofrendo.
Assim como o mercado de serviços no geral, as locadoras de máquinas e equipamentos precisam se adequar a novas realidades. Segundo a McKinsey, “a pandemia empurrou as empresas para o ponto de inflexão da tecnologia — e transformou os negócios para sempre”.
Agora é preciso estruturar um ecossistema de dados de ponta a ponta, melhorar a gestão e conhecer as novas demandas dos consumidores. A inteligência, amparada por ferramentas e métodos de análise de dados, passa a ser fator decisivo em um mercado cada vez mais competitivo.
Sobre isso vamos lhe ajudar a refletir ao longo deste artigo.
Confira!
Uma pesquisa global da Forrester Research aponta que 93% dos compradores corporativos disseram preferir fazer suas contratações online sempre que possível. Isso inclui tanto negociações de produtos quanto serviços.
Até pouco tempo, as locadoras de máquinas e equipamentos não precisavam se preocupar em construir lojas virtuais ou disponibilizar aplicativos web, por exemplo. Essa realidade mudou drásticamente a partir de 2020.
A partir de 2021, estima-se que o volume de negócios online no mercado de locação de máquinas e equipamentos deve triplicar.
No Brasil, onde a construção civil terá um crescimento de no mínimo 4% neste ano — a mais otimista desde 2013 —, é importante que as locadoras estejam atentas.
Também o trabalho remoto, que se estabeleceu a partir da pandemia, vem sendo um potencializador de negócios para locadoras que ofertam outsourcing de computadores, tablets, smartphones e maquinários de pequeno porte.
Tudo isso exige que as locadoras invistam mais em tecnologia, estabelecendo um ecossistema de dados de ponta a ponta. Ou seja, o uso inteligente dos dados na operação, no contato com os clientes e fornecedores; tudo de maneira integrada e automatizada.
Inteligência de negócios, neste caso, refere-se à capacidade de coletar, processar e analisar informações em todos os âmbitos dos negócios. E usar essas informações para ganhar competitividade, melhorar o relacionamento com parceiros e fidelizar clientes.
A boa notícia é que as locadoras de máquinas e equipamentos já têm à sua disposição ferramentas tecnológicas específicas. É o caso do LOC1 | Máquinas & Equipamentos, um sistema que, entre outras vantagens, oferece:
Entenda como essa locadora de plataformas elevatórias potencializou seus resultados com o sistema de gestão integrado ao SAP:
A ideia de contar com um sistema de gestão integrado é justamente favorecer a gestão orientada por dados. Dessa forma, gestores, analistas e equipe em geral trabalham de maneira automatizada, sem a necessidade de uso de planilhas de Excel.
Também a partir disso, a capacidade analítica dos gestores é expandida. Significando que as decisões estratégicas são amparadas por dados sempre atualizados, disponíveis e confiáveis.
A partir disso, estruturar vendas e atendimento online, bem como inovar para melhor atender ao mercado, se torna mais ágil e inteligente.
→ Veja como o LOC1 pode ajudar a transformar digitalmente sua locadora:
O que você tem feito para tornar sua locadora de máquinas e equipamentos uma empresa inteligente? Gostou das nossas dicas? Aprofunde-se neste tema: baixe agora nosso manual de introdução ao ecossistema digital para o mercado de locação de máquinas e equipamentos!