Um dos maiores desafios das empresas locadoras de máquinas e equipamentos é a gestão de faturamento. Como esse mercado vem crescendo muito nos últimos anos, nem todas as locadoras atualizaram a forma com que realizam esse processo.
Neste artigo, nós reunimos os maiores erros cometidos nessa área. A ideia é ajudá-lo a perceber se há algo a melhorar para potencializar os resultados do seu negócio. Acompanhe!
Erro 1: Controlar o faturamento manualmente
A não sistematização da gestão de faturamento é um grande erro. Com a transformação digital em pleno curso, muitas locadoras ainda não adequaram seus processos à automatização.
Acontece que isso é bastante trabalhoso, além de ser passível de erros (emissão incorreta de faturas, envio de boletos com atraso etc.). E, nós sabemos, quando há equívocos no faturamento, a lucratividade da locadora pode ser seriamente comprometida.
Erro 2: Não integrar o faturamento com a gestão de contratos
Um outro equívoco que pode comprometer seriamente os resultados das locadoras é a falta de integração dos processos de administração de contratos com o faturamento.
Quando as equipes que cuidam dessas duas rotinas não contam com um bom sistema, elas precisam fazer consultas manuais; muitas vezes não há digitalização dos contratos, o que faz com que haja incoerência nas informações.
Erro 3: Não enviar faturas automaticamente
Um dos grandes trunfos da transformação digital é a não necessidade de impressão de faturas, boletos e outros documentos relacionados ao faturamento. Tudo pode ser enviado ao cliente de maneira automatizada, via e-mail, por exemplo.
E não é muito caro fazer isso. Existem sistemas seguros e eficientes que se integram aos bancos, geram faturas e boletos e os enviam automaticamente aos clientes. Não investir nisso é compactuar com a baixa produtividade, os erros e prejuízos dos processos manuais.
Erro 4: Não ter um processo de cobrança eficiente
Tudo o que foi listado até aqui são sintomas claros de que as locadoras não estão fazendo bom uso da tecnologia. Quando isso acontece relacionado a um processo de cobrança ineficiente, o resultado pode ser catastrófico.
Muitas vezes, a inadimplência acontece justamente porque o cliente sabe que não será cobrado ou só será cobrado depois de muito tempo; logo, ele relaxa e deixa de priorizar a locadora em seu “contas a pagar”.
Como um bom ERP para locadoras pode ajudar a resolver esses problemas
Um ERP para gestão de locadora é um sistema integrado de gestão específico para as empresas desse segmento. Significa que ele foi desenhado para essa finalidade, o que o torna totalmente aderente às demandas desse tipo de negócio.
Idealmente, essa solução deve conter módulos e funcionalidades que automatizam o faturamento das locadoras, evitando erros, retrabalhos e baixa produtividade. O ERP torna o processo de faturamento mais inteligente, visando a melhoria contínua e a alta lucratividade.
Que tal, algum desses erros ainda é cometido na sua locadora? Conheça agora o LOC1 e veja como este sistema pode ajudar: