Você já se deu conta de que todas as empresas hoje precisam lidar com a vigilância pública de seus comportamentos no que diz respeito à responsabilidade socioambiental, além da governança? É o chamado índice ESG (Environmental, Social and Governance).
Agora, você já pensou nesse conceito aplicado às locadoras?
Será mesmo que apenas as empresas de locação que vão entrar no mercado de capitais precisam se preocupar com isso?
Essa é a reflexão que trazemos neste artigo. Continue lendo para entender!
Nascido no mercado de capitais, o índice ESG avalia o comportamento corporativo e determina o desempenho futuro das empresas em três frentes: ambiental, social e de governança.
Mais recentemente, o ESG passou a abarcar um subconjunto de indicadores de desempenho para os mais variados tipos de negócios, incluindo o mercado de locações (de veículos, máquinas, equipamentos e outros tipos de bens).
Dessa forma, o ESG inclui questões de sustentabilidade ambiental, ética social e de governança corporativa — da gestão da pegada de carbono à garantia de que são implementadas iniciativas de responsabilidade socioambiental.
Como fornecem bens que, ao serem alugados deixam de ser comprados e descartados na velocidade habitual, as empresas de locação são altamente aderentes à cultura ESG. O negócio delas favorece em muito o meio-ambiente e, consequentemente, a sociedade em geral.
Olhando pelos olhos dos empreendedores desse setor, ESG deve ser um tema levado bem a sério. Afinal, ele reúne fatores avaliados em variadas frentes, incluindo considerações a respeito da reputação corporativa relacionada ao engajamento com grandes temas globais: mudança climática, justiça social e autorregulação.
Em outras palavras, empresas de locação devem fazer ajustes de governança e minimizar seus impactos socioambientais — inclusive buscando meios de contribuir para melhorias nessas frentes.
Do contrário, vão enfrentar dificuldades duas grandes dificuldades:
Confira, a seguir, cinco dicas que vão te ajudar a direcionar seu negócio de locação para a adequação ao ESG!
Quer se aprofundar ainda mais neste tema? Baixe agora mesmo o eBook ESG no Mercado de Locação!