Equipamentos eletrônicos

Oportunidades do home office para locadoras de equipamentos de informática

Confira três possibilidades de expandir a rentabilidade das locadoras de equipamentos de informática com a alta do home office.


As locadoras de equipamentos de informática viram suas demandas aumentarem com o crescimento do home office durante a pandemia. Pelo menos aquelas que observaram esse movimento puderam vislumbrar novos modelos de negócios.

Ao que tudo indica, o home office veio para ficar. Segundo dados do Pnad Covid-19 do IBGE, 8,4 milhões de pessoas foram alocadas neste regime de atividade profissional neste ano. E boa parte das empresas que experimentaram essa nova modalidade devem mantê-la pelo menos parcialmente quando tudo voltar ao normal.

Sobre isso queremos lhe ajudar a refletir neste artigo.
Continue lendo para ver quais são as oportunidades que podem ser exploradas a partir de agora!

Locadoras de equipamentos de informática podem apoiar o home office das empresas

Em 2019, segundo a consultoria IWG, cerca de 70% de toda a força de trabalho global já operava em home office pelo menos um dia na semana. Com a pandemia instaurada em 2020, essa modalidade de operação foi a saída para muitas empresas, especialmente nas áreas administrativas.

Diante desse fenômeno, as autoridades já estudam adaptar a legislação trabalhista. Vemos isso em uma declaração da presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Cristina Peduzzi. Ela disse: “o trabalho remoto veio para ficar”.

Todo esse movimento indica que há oportunidades a serem exploradas pelas empresas locadoras de equipamentos de informática. Em um primeiro momento, as organizações tiveram que improvisar suas operações remotas, mas agora inicia-se uma tendência de mais planejamento.

Ainda é cedo para imaginar como será a legislação para montagem de escritórios em casa, mas, ao que tudo indica, ficará a cargo dos empregadores o suprimento de computadores, impressoras e outros equipamentos. 

O que se sabe é que, de modo geral, a aquisição de ativos será substituída pela locação. Isso se projeta tanto por conta da lentidão na economia quanto da incorporação dessa nova forma de fazer negócios. 

Os sinais dessa tendência já são visíveis. Durante a pandemia, segundo reportagem do Terra, algumas locadoras de notebooks tiveram aumento de 500% em suas vendas. 

3 oportunidades que o home office traz para locadoras de equipamentos de informática

Dentro disso, confira a seguir quais são as oportunidades que as locadoras de equipamentos de informática devem ficar atentas.

1. Atenção a nichos específicos do mercado

Uma das oportunidades de crescimento para locadoras de equipamentos de informática vem da especialidade em determinados segmentos do mercado. 

Locadoras que trabalham com equipamentos de uma determinada marca, ou para determinados usos, podem explorar esse diferencial. Dessa maneira, é possível, por exemplo, obter um maior valor percebido pelos clientes.

Algumas empresas que forneciam equipamentos audiovisuais para eventos, viram no aluguel desses equipamentos para agências de publicidade, por exemplo, uma excelente fonte de rentabilidade. 

2. Maior volume de negócios via e-commerce

Outra oportunidade interessante vem das negociações via internet. Com a pandemia e o isolamento social, as locadoras que já atuavam com e-commerce lidaram melhor com a situação.

E o bom do e-commerce é que muitos custos operacionais são reduzidos, há mais possibilidade de atender a vários clientes ao mesmo tempo, entre outros benefícios. 

A boa notícia é que montar uma loja virtual atualmente é muito menos complexo do que já foi há um ou dois anos. Tem também os marketplaces, onde a locadora paga um percentual para expor seus produtos e serviços — e não precisa se preocupar com toda a complexidade técnica envolvida. 

3. Contratos de longo prazo

Por fim, a ascensão do home office também pode elevar o tempo dos contratos de equipamentos leves e de informática. As empresas vão preferir fechar contratos de no mínimo um ano para garantir que seus funcionários terão os equipamentos para trabalhar.

Isso é muito bom, pois tradicionalmente a média de tempo de locação de equipamentos leves e de informática é de três meses. 

Que tal, você já havia pensando nas oportunidades que o home office oferece às locadoras de equipamentos de informática? Aprofunde-se um pouco mais neste tema; baixe agora nosso ebook Digitalização e Trabalho Remoto!

Posts similares

Receba notificações de nossos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Assine nossa newsletter!