Máquinas e equipamentos

Novo Marco de Saneamento: oportunidades para locadoras de máquinas, equipamentos e veículos

Você já parou para pensar em como as locadoras de máquinas, equipamentos e veículos vão se beneficiar do novo Marco de Saneamento? Confira!


A aprovação do novo Marco de Saneamento em julho de 2020 é um importante passo para o Brasil. Além de lançar luz sobre um problema literalmente subterrâneo, que mantém muitas regiões do país em condições precárias, essa iniciativa também traz estimativas importantes para a economia nacional.

Você já parou para pensar em como as locadoras de máquinas, equipamentos e veículos vão se beneficiar disso?

É o que queremos lhe mostrar ao longo deste artigo.
Continue lendo para entender por que o projeto de entregar acesso à água potável a 99% da população e atingir 90% de tratamento e a coleta de esgoto abrirá um mar de oportunidades para o setor de locação!

O que é o novo Marco de Saneamento?

Novo Marco de Saneamento é como foi chamada a  Lei nº 9.984 para universalização do saneamento básico no Brasil. Trata-se do esforço de médio e longo prazo que visa garantir que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e a coleta de esgoto até 2033.

Isso porque atualmente cerca de 35 milhões de pessoas não têm água tratada e mais de 100 milhões não conta com o tratamento adequado de esgoto. Num outro extremo, o novo Marco de Saneamento também deve revitalizar bacias hidrográficas, potencializar a conservação do meio ambiente e reduzir perdas de água.

Em linhas gerais, estes são os principais pontos do Marco Legal:

  • Contratos de concessão — a nova lei torna obrigatória a abertura de licitações para serviços de saneamento nos quais podem participar empresas públicas e privadas.
  • Blocos de municípios — determina que, para atender pequenas localidades, os estados componham em até 180 dias grupos ou blocos de municípios (que não precisam ser vizinhos) que poderão contratar os serviços de forma coletiva. Esses blocos deverão implementar planos municipais e regionais de saneamento básico; e a União pode dar apoio técnico e financeiro para a execução das obras.
  • Comitê Interministerial de Saneamento — visando melhorar a articulação institucional entre os órgãos federais que atuam no setor, será criado o Comitê Interministerial de Saneamento — presidido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.
  • Regulação da Agência Nacional de Águas — a ANA ganha poder para resolver impasses, como a questão das indenizações; definir e organizar as normas para a prestação dos serviços de saneamento básico.
  • Contratos — os contratos devem conter cláusulas essenciais, como não interrupção dos serviços, redução de perdas na distribuição de água tratada; qualidade na prestação dos serviços; melhoria nos processos de tratamento e reuso e aproveitamento de águas de chuva.

Por que o novo Marco de Saneamento é uma boa notícia para as locadoras?

Estima-se que a União deverá investir entre 500 e 700 bilhões para o cumprimento das metas de universalização da água e tratamento de esgoto até 2033. Essas cifras representam mais de quatro vezes o que é gasto atualmente pelo Estado.

Portanto, trata-se de um importante investimento público, que vai gerar um volume gigantesco de oportunidades para empresas de diversos setores. 

As empresas que atuam com locação de máquinas, equipamentos e veículos também precisam ficar atentas ao novo Marco de Saneamento. 

Isso porque tanto organizações públicas quanto privadas, que vão operar as obras, vão demandar todo tipo de equipamento e máquina, das mais leves às mais pesadas. 

Basicamente, todo o extenso território nacional vai se transformar em um grande canteiro de obras nos próximos 13 anos. 

E as oportunidades para as empresas que fornecem máquinas e equipamentos mediante aluguel estarão em todas as partes — nas grandes metrópoles, mas também nos menores municípios.

Também as locadoras de veículos, leves e pesados, que estiverem preparadas para a demanda poderão prosperar com a movimentação econômica trazida pelo novo Marco de Saneamento. 

Como preparar sua locadora para aproveitar as oportunidades que o novo Marco de Saneamento vai trazer?

Agora, uma coisa é certa: seja locadora de veículos ou de máquinas e equipamentos, sua empresa só vai aproveitar as oportunidades trazidas por essa importante medida estatal se ela estiver preparada. 

Uma das frentes mais importantes é organizar a gestão, torná-la mais integrada e eficiente para, assim, estar em condições de participar de licitações ou mesmo fornecer serviços às empresas privadas que vão entregar obras ao governo.

A boa notícia é que você já dispõe de tecnologia para isso. 

Tecnologia para locadoras de máquinas e equipamentos

Com um bom software de gestão, as locadoras de máquinas e equipamentos elevam sua gestão a um patamar de maior inteligência. 

Você já conhece o LOC1 | Máquinas e Equipamentos? Aqui estão os maiores benefícios que esse sistema oferece: 

  • operação integrada — processos e atividades funcionando com um workflow previamente estabelecido;
  • integração de rotinas financeiras, fiscais e de contabilidade;
  • faturamento automatizado — geração de faturas, notas fiscais, boletos, cobrança etc., com o mínimo de contato humano;
  • aumento de produtividade e lucratividade — permite fazer mais em menos tempo;
  • mobilidade operacional — uso do sistema e atualização dos dados em qualquer lugar e horário;
  • controle total dos ativos — controle de onde estão as máquinas e equipamentos, prazos de locação etc.

Solicite uma demonstração do LOC1 | Máquinas e Equipamentos

Tecnologia para locadora de veículos 

Também as locadoras de veículos podem potencializar seus resultados com um software de gestão especializado neste mercado. 

Você já conhece o LOC | Veículos e Mobilidade? Veja as maiores vantagens que essa solução oferece.

  • operação com fluxo perfeito — tudo em um único ambiente, numa sequência de atividades que conforma processos ideias para a sua locadora. Da gestão de frota ao atendimento no balcão, da locação online/por assinatura à administração de veículos em campo;
  • integridade financeira, fiscal e contábil — todo o backoffice operado de maneira eficiente e centralizada (ganho de produtividade, comodidade aos usuários, menos erros e retrabalhos);
  • vendas e contratos — fechamento acelerado de negócios, controle de contratos automatizado, segurança total na gestão comercial e de controladoria;
  • decisões inteligentes e em tempo hábil — relatórios e dashboards para elevar o poder analítico dos gestores;
  • 100% na nuvem — disponibilidade total sem necessidade de grandes investimentos em infraestrutura de TI;
  • segurança da informação — dados livres de perdas, extravios e danos; total disponibilidade, integridade e confiabilidade das informações da locadora;

Solicite uma demonstração do LOC1 | Veículos e Mobilidade

→ Saiba mais:

Que tal, você já havia pensado nas oportunidades que o novo Marco de Saneamento vai trazer às locadoras de veículos, máquinas e equipamentos? Deixe seu comentário!

Posts similares

Receba notificações de nossos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Assine nossa newsletter!