LOC1

[Vídeos] Entenda os impactos da Reforma Tributária nas locadoras

Entrevistamos Paulo Henrique, da Audit, que nos contou como a Reforma Tributária possivelmente impactará o mercado das locadoras. Confira!


Aprovada em 2023, a reforma tributária prevê que, em 2033, haverá a unificação de cinco tributos: ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins. 

Esse "ajuntamento" de tributos será dividido entre os níveis federal e estadual/municipal. E a transição será gradual, em etapas, com início previsto para 2026 e finalização em 2078.

Estamos falando, portanto, de um grande esforço para modificar a forma com que pessoas físicas e jurídicas contribuem com o Estado. 

Agora, você já pensou em como a reforma tributária vai impactar o ecossistema de negócios das locadoras — de veículos, máquinas, equipamentos, entre outros bens?

Nós sim, e trouxemos Paulo Henrique, fundador da Audit e especialista em contabilidade para locadoras, para nos dar um panorama geral das mudanças que estão no horizonte.

Confira, logo após uma contextualização com as principais perguntas sobre o tema,  o que o executivo pontua em três entrevistas concedidas com exclusividade para o canal da LOC1 no YouTube!

O que é a reforma tributária?

Antes, relembremos rapidamente o que é a reforma tributária aprovada no Congresso Nacional em 2023.

Ela, basicamente, tem como objetivos principais:

  • Simplificar o sistema tributário, reduzindo o número de impostos e unificando tributos com a mesma base de incidência.
  • Tornar o sistema tributário mais claro e compreensível para a população.
  • Estimular a economia, atraindo mais investimentos e estimulando o crescimento econômico.

Como vai funcionar a reforma tributária?

Também é interessante saber que a reforma prevê um teto para manter constante a carga tributária sobre o consumo. 

As alíquotas serão definidas de forma a não superar esse teto, com uma reavaliação a cada 5 anos.

Outro ponto que não pode ser ignorado é que a reforma tributária também pode elevar os impostos cobrados sobre heranças ou doações, conhecido como ITCMD ou ITCD, em dez estados do país. 

Isso deve acontecer, pois o texto oficial estabelece que o imposto passará a ser progressivo. Algo frontalmente contrário ao que acontece hoje: a regressividade dos tributos.

Quais as possíveis desvantagens da reforma tributária para pessoas físicas e jurídicas?

Como toda reforma legislativa, há alguns impactos que vêm sendo interpretados como negativos por diversos especialistas.

Por exemplo, o fato de os resultados de efeitos práticos serem observados apenas no longo prazo. 

Isso ocorre devido à complexidade da reforma. Ela requer mudanças significativas em diversas leis bem como na regulamentação tributária.

→ É preciso lembrar: a última vez que uma mudança ampla no sistema tributário brasileiro foi realizada foi no período de redemocratização, sob a Constituição Federal de 1988, como pontua a Agência Senado.

Quais os benefícios da reforma tributária?

Ao debater, redigir a emenda constitucional, aprová-la e promulgá-la o Congresso Nacional e o Governo Federal chegaram ao entendimento de que sim, era necessário reformar o sistema tributário brasileiro.

Nessas deliberações, que se estenderam durante muitos anos e culminaram com o acordo final dos poderes em 2023, conclui-se que:

Para a sociedade, de maneira geral, a maior vantagem da Reforma seria a simplificação da cadeia tributária.

Além disso, ao longo do tempo, o novo regime tributário fará, por exemplo, com que as empresas gastem menos tempo e dinheiro com cálculos, recolhimento e pagamento de impostos. 

E a expectativa é que esse movimento dê aos mais variados setores econômicos do país uma maior competitividade, inclusive no mercado Exterior.

PALAVRA DE ESPECIALISTA: OS IMPACTOS DA REFORMA TRIBUTÁRIA NAS LOCADORAS

Agora sim, dê o play nos vídeos a seguir e confira as informações e reflexões trazidas por Paulo Henrique, da Audit, sobre como possivelmente a Reforma Tributária impactará o mercado de locação de bens.

O IVA e suas consequências para o segmento de locadoras

 

Incidência de CBS e IBS nas locadoras durante a fase de transição

 

Mudanças em IPVA, ITCMD e IPTU e seus impactos nas locadoras

 

Você já conhece o LOC1, o ERP para gestão de locadoras número 1 no Brasil?

Com ele, sua locadora de veículos, máquinas ou equipamentos têm total integridade fiscal e tributária.

 

Veja, a seguir, um rápido detalhamento das versões do LOC1.

LOC1 | Máquinas e Equipamentos

É o ERP perfeito para a gestão de negócios no mercado de locação de máquinas e equipamentos.

Flexibilidade, mobilidade e escalabilidade. Não se preocupe com a infraestrutura interna de TI, o LOC1 está armazenado na nuvem!

O LOC1 é o melhor ERP para locadoras de máquinas e equipamentos, pois é rápido, seguro e confiável. Ele foi desenhado sob medida para o mercado de locação e tem módulos e funcionalidades que tornam a operação mais inteligente e eficiente!

LOC1 | Veículos e Mobilidade

É o ERP desenhado sob medida para o mercado de locação de veículos e mobilidade.

Nenhum outro ERP para locadoras de veículos é tão completo quanto o LOC1! Ele tem por trás a tecnologia SAP, é armazenado na nuvem e tem funcionalidades intuitivas.

O LOC 1 foi projetado especialmente para suportar todos os processos de uma empresa de locação, garantindo assim maior aderência e confiabilidade.

Administre sua frota, automatize seu faturamento, otimize o planejamento de sua manutenção, registre todas as movimentações de seus veículos, com alta integridade financeira, fiscal e contábil!

LOC1 | Equipamentos Eletrônicos

É o ERP ideal para empresas que locam equipamentos eletrônicos. 

Com ele, é possível administrar o estoque de ativos, automatizar o faturamento, otimizar o planejamento de manutenções e registrar todas as movimentações — tudo com alta integridade financeira, fiscal e contábil!


O que você achou das perspectivas trazidas aqui sobre os impactos da Reforma Tributária nas locadoras? Você já sabe: se precisar de ajuda tecnológica, não hesite em solicitar agora mesmo uma demonstração do LOC1, o ERP para gestão de locadoras número 1!

Posts similares

Receba notificações de nossos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Assine nossa newsletter!