Máquinas e equipamentos

Relatórios de manutenção: por que eles são essenciais para locadoras?

Entenda por que a elaboração e a análise de relatórios de manutenção fazem toda a diferença na gestão de locadoras.


Os relatórios de manutenção informam sobre o desempenho dos ativos da locadora. Ao mesmo tempo, registram o histórico de manutenções e facilitam o controle da qualidade do que é fornecido aos clientes.

Por meio dos relatórios de manutenção é possível, por exemplo, observar o tempo gasto nas rotinas de manutenção e o analisar em relação aos desempenhos anteriores. Logo, estamos falando também de impactos na agilidade e nos custos envolvidos.

Mas tem mais, muito mais. E sobre isso vamos refletir ao longo deste artigo.

Acompanhe!

Por que os relatórios de manutenção são importantes em locadoras?

A importância de manter registros de manutenção inclui informações sobre cada ativo ou peça de equipamento que a organização possui. Bons relatórios contêm informações como quando a última manutenção foi realizada em um item ou quando ele foi comprado.

É neste tipo de relatório que se sabe como os equipamentos estavam sendo utilizados antes de uma manutenção e como funcionam depois. Nestes registros, é possível detectar, por exemplo, se a vida útil esperada de um determinado equipamento será cumprida ou não.

Os registros de manutenção também ajudam a evitar reparos caros. Sabemos que a manutenção de alguns itens é mais barata e outros são excepcionalmente caros. E é preciso controlar esses custos sob risco de impactar negativamente no retorno sobre os investimentos em médio e longo prazo, sobretudo.

Com relatórios de manutenção bem executados e arquivados, pode-se, sem muito esforço, decidir quando e qual técnica de manutenção deve ser executada em um equipamento específico.

Outra razão importante pela qual a manutenção de registros de manutenção é necessária é a segurança. Com a ajuda de históricos bem detalhados, pode-se decidir sem muito esforço o quão grave é um problema em um ativo e, a partir disso, programar manutenções preventivas.

Por que os dados de manutenção devem ser precisos e completos?

A precisão dos dados é muito importante, pois interferem na confiabilidade das rotinas de manutenção. Além disso, é a partir desses registros que se tomará decisões relacionadas aos investimentos em manutenções.

Os dados de manutenção devem ser completos, não importa quanto tempo leva-se para fazer um relatório completo. É por isso que a melhor escolha é sempre investir em tecnologia especializada para manter as informações sempre atualizadas e de fácil acesso.

Assim como nas demais áreas da gestão, os relatórios de manutenção desempenham um papel crucial. Eles podem, por exemplo, facilitar planejamento, previsão e orçamentos. Agora, se os relatórios não forem precisos ou não estiverem completos, isso afetará negativamente todas essas frentes.

→ No vídeo a seguir, veja como o LOC1 Máquinas e Equipamentos pode facilitar a gestão de manutenção em sua locadora!

Conheça agora o LOC1 | Máquinas e Equipamentos!

O que você achou das nossas dicas sobre relatórios de manutenção? Deixe seu comentário!

Posts similares

Receba notificações de nossos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Assine nossa newsletter!