Em empresas locadoras, a gestão é realizada na hora da compra, na entrega, durante a formalização de contratos e em outros tipos de trabalhos, muitas vezes um processo com erros por conta da quantidade de atividades, especificidade de cada ação e grande exigência para os gestores e líderes.
Dentre essas ações, o gerenciamento deve ser grande no controle de faturamento em locadoras, evitando problemas com o valor final, contas esquecidas ou clientes inadimplentes.
Para ajudar nesse processo, há algumas inovações interessantes para o gestor, como o ERP para locadoras, que foca em diversas áreas e pode qualificar o controle de faturamento em locadoras.
Separamos este artigo justamente para que você conheça esse sistema e entenda como melhorar o seu controle de faturamento, ajudando a alavancar os negócios. Confira!
O ERP nada mais é do que um software que ajuda na automação de algumas atividades, no controle geral e entendimento das ações internas, possibilitando conectar as áreas e entender quais atividades impactam na produção, quais etapas podem ser qualificadas e como toda a análise ajuda nas melhorias da empresa.
Um ponto forte do ERP é seu trabalho no controle de faturamento em locadoras, oferecendo algumas ações em áreas como:
Na área de finanças em geral, o software ERP pode auxiliar em:
Essas atividades podem ser ensinadas pelos fornecedores do ERP, treinando os próprios gestores e responsáveis.
Para vendas e compras, o ERP atua com:
As ações diretas em bancos podem ser qualificadas com o software de gestão, aumentando ainda mais o controle de faturamento em locadoras com:
Essas atividades podem ser adequadas de acordo com as necessidades da empresa, replanejando as automações e ajudando as equipes.
A partir de todas as atividades citadas, há diversos benefícios diretamente ligados à elas, ajudando tanto a empresa quanto as entregas do cliente. Como exemplo, podemos citar:
O primeiro benefício é o controle visual de gastos realizados no mês e contas a pagar ou receber. Esse controle é possível por meio de um avisos e comprovantes emitidos pelo ERP, que identifica quais boletos precisam ser pagos, quanto é necessário receber de cada cliente e se há alguma pendência.
Com a lista de atividades citadas é apenas um pedaço das atribuições do ERP, os processos se tornam mais automáticos e exigem menos tempo dos funcionários e gerentes com tarefas operacionais, permitindo direcionar essas pessoas para ações estratégicas.
Além disso, é possível programar os softwares para que cada atividade seja feita em um momento específicos. Assim, se houver necessidade de acompanhamento humano, é mais organizado e programado.
A partir do mapeamento de atividades e automação, é possível entender a quantidade de valor que entra no mês, os clientes inadimplentes, os contratos finalizados e uma série de processos que podem ser analisados e usados como dados estratégicos.
Esses dados ajudam a pensar no próximo mês, considerar melhorias, mudanças e maneiras de qualificar as atividades, atrair clientes e se tornar renomado no mercado.Gostou da atuação do software ERP no controle de faturamento em locadoras? Se interessou pelos benefícios e usos? Aproveite para pedir uma demonstração gratuita na Loc1 e se surpreender!
→Conheça o LOC1: