Blog ERP LOC1

ERP para locadoras: por que ele é fundamental

Escrito por LOC1 | 30/07/2019 14:33:25

A gestão de locadora é um trabalho importantíssimo, demandando tempo e foco do responsável.

Além de acompanhar equipes, entregas e etapas de desenvolvimento, para o gestor também é necessário focar no relacionamento com o cliente e analisar dados mensais, muitas vezes sobrecarregando o responsável para um serviço sem grande assertividade.

O software de gestão para locadoras surge como solução para otimizar esse trabalho e oferecer opções para o gerenciamento, como ao mostrar dashboards com dados concretos, realizar automação e processos e propor uma série de outros benefícios.

Para entender mais sobre o ERP em empresas e suas vantagens, continue lendo e saiba mais! 

Qual a definição de ERP?

O ERP - Enterprise Resource Planning, ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, é um software de gestão que ajuda no gerenciamento de processos ao automatizar algumas etapas, direcionando seu uso para a área financeira, de contratos, recursos humanos e uma série de aplicações de acordo com cada negócio.

O que faz o software de gestão para locadoras?

No caso do software de gestão em locadoras, essa inovação pode ser usada tanto em pequenas quanto médias e grandes empresas, ajudando na centralidade das ações de toda a operação.

Com essa centralidade, é possível entender as etapas de produção, as atividades com o cliente, os problemas relacionados à entrega ou mesmo o acompanhamento do transporte até o consumidor. Assim, o ERP se mostra como um assistente para o gestor responsável, facilitando trabalhos e propondo melhorias.

Além disso, ele pode ser aplicado em departamentos específicos de acordo com cada etapa, adequando o software para amplos serviços na locadora.

Como o software de gestão beneficia a empresa?

A partir dessa centralidade e praticidade, o software de gestão para locadoras oferece vantagens como:

Mapeamento de processos

Ao acompanhar todos os processos em uma única ferramenta, é possível mapear as etapas e entender todos os trabalhos de locação, uma possibilidade para começar a analisar cada ordem, mensurar resultados e propor melhorias.

Com algumas ferramentas de ERP, é possível optar pela criação de dashboards comparativos, usando os resultados para conversas com o cliente ou em ações com a própria equipe.

Acompanhamento de estoque e contratos

O controle também é uma consequência do software de gestão para locadoras. Como exemplo, há maior controle de estoque indicando quais produtos precisam ser adquiridos, quais estão em manutenção e quantos estão disponíveis.

O mesmo vale para o controle e gestão de contratos, em que o ERP ajuda a entender qual o momento de locação de cada cliente, se é necessário realizar alguma visita ou mesmo se o prazo de retorno do equipamento está próximo.

Alinhamento com a equipe

Outra vantagem é que, com o ERP, é possível entender melhor os trabalhos de cada equipe, identificar como as ações impactam em atividades de outros colaboradores e, assim, propor melhorias, como trabalhos coletivos ou maior comunicação interna.

Esse ponto ajuda a trabalhar não apenas com a locação em si, mas com as atividades iniciais, ajudando a qualificar os profissionais, seus trabalhos e, por fim, todas as entregas da locadora.

Controle e visão gerencial

Por fim, vale citar que, a partir de todos esses pontos, o software de gerenciamento para locadoras possibilita uma visão e acompanhamento analítico de tudo, diminuindo o tempo gasto do gestor, otimizando a ação, mostrando resultados de jeitos mais assertivos e oferecendo a possibilidade de entender qual ponto melhorar.

Todas essas informações e benefícios mostram a necessidade de ter um software de gestão para locadoras na empresa, ajudando os responsáveis gerais e líderes da cada área na hora de realizar trabalhos gerenciais.

Gostou de entender um pouco mais sobre o ERP em empresas? Ficou interessado?

→ Conheça o LOC1: