Máquinas e equipamentos

Gestão de faturamento em locadoras: como a tecnologia pode ajudar

Confira uma reflexão sobre como a tecnologia pode tornar a gestão de faturamento das locadoras mais ágil e segura.


As locadoras que já entenderam o poder da transformação digital para potencializar resultados, estão de olho na tecnologia para tornar a gestão de faturamento mais ágil e segura.

Neste artigo, nós te mostramos por que isso é importante e também indicamos alguns caminhos. Continue lendo para entender!

A transformação digital nas locadoras de máquinas e equipamentos

Um estudo da Technavio, uma empresa americana de pesquisas de mercado, aponta que o mercado de locação de máquinas e equipamentos deverá crescer em US $ 49,57 bilhões até 2021. Isso significa que há muitas oportunidades para as empresas do ramo, no Brasil e no mundo.

Juntamente com esse movimento de ascensão também crescem os desafios. Um dos mais significativos é a incorporação da tecnologia na administração dos negócios.

É por isso que cada vez mais gestores de locadoras têm prestado atenção no fenômeno da transformação digital que, explicando rapidamente, é o movimento de inserção de sistemas e serviços digitais na rotina dos negócios.

Ao assumir o controle da transformação digital — é preciso lembrar que esse é um fenômeno que independe da vontade das empresas —, as locadoras fazem a evolução com método, de maneira consciente.

E se transformar digitalmente tem muitos benefícios:

  • redução de custos administrativos;
  • melhorias nos controles;
  • integração de processos e departamentos;
  • aumento da produtividade;
  • redução de riscos relacionados à segurança da informação;
  • ganho de competitividade em um mercado que não para de se sofisticar etc.

A importância da tecnologia na gestão de faturamento das locadoras

Neste movimento, a adoção de sistemas tecnológicos que automatizem os processos de faturamento é fundamental para as locadoras de máquinas e equipamentos. Isso porque já não é mais possível competir se os processos continuam sendo realizados manualmente ou com planilhas não integradas e com dados pouco confiáveis.

Com um bom ERP para locadoras, é possível fazer a integração entre os departamentos de vendas, gestão de contrato e faturamento, por exemplo. Assim, tudo passa a ser realizado com uma sequência lógica de atividades, sem erros e retrabalho.

Um sistema especializado neste tipo de organização também facilita a gestão de contrato, o controle de orçamento, bem como a administração contábil e fiscal. Tudo isso converge para mais competitividade, produtividade e aumento dos lucros.

Com o Loc1, por exemplo, é possível captar dados para o Faturamento através de leitura de consumo via importação de dados e gerando assim os pedidos de venda/ordens de serviço; viabilizando assim a emissão de faturas e notas fiscais, o que garante eficiência no processo de faturamento da empresa.

Para viabilizar isso, o Loc1 conta com os recursos abaixo:

  • Painel de Faturamento;
  • Análise de Lucratividade por Item, Contrato, Cliente e Segmento;
  • Leitura de itens por importação de planilha (Billing);
  • Leitura de item por importação de e-mails;
  • Leitura de itens via integração por webservice;
  • Layout de fatura personalizado;
  • Apontamento de consumo/utilização dos equipamentos — bilhetagem por equipamento e período;
  • Geração de lotes de faturamento (pedidos) com base nas regras dos contratos e nos apontamentos;
  • Faturamento por unidade centralizadora / unidades definidas por equipamento.

→ Neste vídeo, conheça o LOC1:

Que tal, sua locadora está preparada para a transformação digital? Você já conta com um sistema para automatizar processos de faturamento e outros? Faça contato conosco para conhecer o Loc1 e ver como podemos te ajudar!

Posts similares

Receba notificações de nossos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Assine nossa newsletter!