A gestão de manutenção é um componente importante de uma operação que funcione bem. Ela ajuda as empresas a manter seus recursos enquanto controla o tempo e os custos para garantir a máxima eficiência dos processos e dos ativos.
Além disso, é uma ferramenta estratégica para garantir uma qualidade confiável e satisfatória da produção, bem como para a segurança para os funcionários e o suprimento das necessidades dos clientes.
Pensando nisso, trazemos, neste artigo, uma reflexão sobre como é possível tornar a gestão de manutenção mais estratégica na sua empresa com auxílio da tecnologia.
Continue lendo para entender!
O que é gestão de manutenção?
A palavra manutenção nem sempre significa reparar. O que realmente significa manutenção é acompanhar os processos regulares ou metodológicos para manter os equipamentos atualizados e em condições de funcionamento. Não significa apenas consertar um equipamento quando ele está quebrado.
A prioridade de esforço e tempo deve ser a manutenção e não o reparo. Daí que a gestão de manutenção é diferente do gerenciamento: ela é mais coordenada e sistematizada; é um exercício estratégico contínuo.
Isso é bem mais do que manter os ativos alinhados e rotulados,com superfícies de desgaste examinadas e substituídas… Significa ter ciclos estratégicos de manutenções preventivas e preditivas.
Para que serve a gestão de manutenção?
O principal objetivo da gestão de manutenção de ativos (máquinas, equipamentos, veículos etc.) é manter a funcionalidade e minimizar avarias. Em seguida, vem a intenção de aumentar o ciclo de vida, minimizando custos e potencializando resultados.
Para equipamentos mecânicos, a gestão de manutenção envolverá reparo, substituição e fornecimento de ferramentas. Também garante o bom funcionamento e intercepta as oscilações que ocorrem na duração do processo de produção.
Isso considerando que qualquer tipo de mudança, mesmo um pequeno tempo de inatividade, pode reduzir a eficiência geral dos ativos, o que levaria a grandes perdas em médio e longo prazo.
Portanto, é importante para as organizações hoje obter e implementar uma boa estratégia de gestão de manutenção. Sem isso, pode ser possível enfrentar algumas consequências ruins:
- perda de produção;
- reprogramação de projetos inteiros;
- desperdício de recursos que ainda não foram usados;
- aumento da jornada de trabalho por causa do tempo de inatividade;
- descarte de ativos antes do fim de sua vida útil.
Como usar a tecnologia na gestão de manutenção?
Cada vez mais, a tecnologia tem sido uma excelente aliada das empresas quando se trata da gestão de manutenção. Isso porque ela fornece digitalização de ponta a ponta, incrementando a inteligência e elevando a competitividade por meio da análise estratégica de dados.
Um bom exemplo é a aplicação da LOC1, que permite integração ao SAP Business One. Com ela, tudo o que está relacionado a essa estratégia é incorporado ao ERP da SAP. O que ajuda a acabar com controles paralelos e, ao mesmo tempo, eleva a inteligência de dados.
Com a solução de gestão de manutenção, é possível ter tudo registrado em tempo real e gerar relatórios completos para decisões estratégicas. Além de acabar com erros e retrabalhos, aumentar a produtividade e pavimentar o caminho para a inovação!
Nos vídeos a seguir, conheça detalhes de algumas funcionalidades:
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