O aluguel de automóveis online (reserva via app ou site e retirada na loja) está em franco crescimento, aponta um estudo internacional da Car Rental Market. Nesse movimento, vem emergindo o conceito de Car as a Service que, entre outras coisas, mostra como pessoas e empresas estão deixando de adquirir para usar como serviço.
Boa parte dos 131 bilhões de dólares que serão movimentados no mercado de locação até 2026 em todo o globo se dá por essa tendência. Ela, portanto, deve estar no radar dos gestores de locadoras de automóveis.
Sobre isso vamos te ajudar a refletir ao longo deste artigo. Acompanhe!
Car as a Service: sobre o que diz respeito esse conceito?
Car as a Service, ou carro como serviço em bom português, é uma modalidade de utilização de automóveis, em contraposição à aquisição. Ao mesmo tempo, é um novo modelo de negócios para montadoras e locadoras.
Na prática, um programa Car as a Service proporciona flexibilidade aos clientes de uma locadora. Eles podem mudar e atualizar seus veículos como e quando quiserem, não se submetendo às multas comuns nos modelos tradicionais de leasing.
Em outras palavras, trata-se de um tipo de negócio no qual o cliente faz uma assinatura e pode renová-la sempre que quiser — guardadas as devidas proporções, algo como assinar o serviço de streaming da Netflix.
Essa tendência vem crescendo muito, tanto que montadoras como Audi, Caoa Chery, Fiat, Ford, Jeep, Mitsubishi, Renault, Toyota e Volkswagen já estão praticando, conforme noticiou a CNN Brasil recentemente.
Car as a Service: por que incorporar essa prática na sua locadora de automóveis?
Para as locadoras de veículos, o modelo de negócios Car as a Service oferece inúmeras vantagens, sendo as mais destacadas as que detalhamos nos tópicos que seguem. Confira!
Conveniência para o cliente
O modelo Car as a Service é muito conveniente para os usuários. Isso porque quando assinam carros mensalmente, eles recebem os automóveis prontos e não precisam se preocupar com manutenção, reparos, seguro e outras questões comuns até então.
Sem contar o verniz de inovação que os consumidores exigentes da atualidade percebem neste tipo de serviço. Isso não é pouca coisa, uma vez que a concorrência não para de sofisticar no mundo das locadoras.
Flexibilidade de contratação e uso
Os Millennials querem carros diferentes para ocasiões diferentes. Eles preferem um SUV quando vão de férias. Por outro lado, um hatchback pode ser preferido para a condução intermunicipal.
O modelo Car as a Service oferece aos clientes essa flexibilidade. Eles podem trocar de carro a cada mês, se quiserem.
Além disso, podem simplesmente interromper o serviço a qualquer momento.
Baixa barreira de entrada
Comprar um carro é uma decisão cara. Os clientes precisam assumir compromissos financeiros de longo prazo.
Embora a maioria dos carros seja financiada, os empréstimos não podem ser concedidos a qualquer pessoa; quando aprovados, é porque o consumidor precisou passar por várias burocracias.
Isso restringe o tamanho do mercado no que diz respeito às montadoras. Porém, com o modelo Car as a Service, as locadoras de veículos têm um mercado praticamente ilimitado: quem estiver disposto a pagar a assinatura mensal pode ter acesso a um carro.
Maior aproveitamento da frota
Do ponto de vista das montadoras e das locadoras, elas lucram mais com este modelo. Isso ocorre porque o seguro é muito barato se for comprado para vários carros.
Além disso, essas empresas podem consertar esses automóveis a custos muito baixos. Esta é a razão pela qual eles podem oferecer um preço competitivo aos clientes.
Com o carro como serviço, as locadoras podem ganhar dinheiro durante a vida útil do carro, em vez de lucrar uma vez quando o carro é vendido.
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Resumindo
Car as a Service é uma tendência que está intimamente ligada ao movimento As a Service em todo o mudo: as pessoas não querem mais comprar coisas, elas querem usá-las e pagar pelo tanto que usam, como um serviço.
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