Máquinas e equipamentos

Machine as a Service: tendência na locação de máquinas e equipamentos

Entenda por que gestores de locadoras de máquinas e equipamentos devem prestar atenção no fenômeno As a Service.


Machine as a Service é o termo usado para descrever o conjunto de práticas ao redor do  aluguel e da assinatura de máquinas e equipamentos no dia a dia empresarial, principalmente nos parques industriais. 

Ele surgiu da nova era de conectividade trazida pela Internet das Coisas e está modificando a maneira como as empresas usam e mantêm seus maquinários. 

Como tendência, Machine as a Service não para de crescer. Portanto, gestores de locadoras de máquinas e equipamentos devem prestar atenção. Isso porque há diversas oportunidades a serem exploradas, além de adaptações importantes para atender aos novos comportamentos dos consumidores.

Sobre isso vamos te ajudar a refletir ao longo deste artigo.

Continue lendo para entender o conceito de Machine as a Service e ver como ele vem fazendo mudanças substanciais no mercado de locação!

Machine as a Service: conceito e aplicabilidade

Em constante evolução, o mercado global de locação de máquinas e equipamentos deve movimentar 136,5 bilhões de dólares até 2027, segundo um estudo da Grand View Research, Inc.

Um dos impulsionadores do setor diz respeito a um movimento mercadológico que aproveita a queda na cultura da aquisição, potencializando o aluguel de maquinário e equipamentos: Machine as a Service.

Este termo, que pode ser traduzido para Máquina como Serviço, está intimamente ligado ao desenvolvimento da Internet das Coisas (Internet of Things, IoT), que vem sendo ainda mais aprofundado com a chegada do 5G. 

Ou seja, a partir da conectividade extrema, as máquinas deixam de ser apenas utilitárias para também se tornarem produtoras e fornecedoras de informações para as indústrias, entre outros tipos de empresas.  

Em outros termos, dotado de conexão rápida e refinada, o maquinário passa a operar com automatização inteligente a partir de tecnologias sob o guarda-chuva da Inteligência Artificial.

Dentro disso, as  informações sobre as operações, coletadas nas máquinas, se tornam disponíveis em tempo real. Logo, elas passam a ser inestimáveis ​​para o cliente e para o provedor; o que requer uma mudança no pensamento: uma máquina não é mais vista como um simples ativo, mas como parte integrante do negócio.

Basicamente: 

  • do lado do cliente, o acesso a dados sobre a produtividade de uma máquina cria um novo nível de conscientização para todas as partes interessadas;
  • do lado da locadora de máquinas, o acesso a dados históricos e em tempo real de equipamentos em campo ajuda a criar oportunidades de otimização, manutenção preditiva, entre outras.

Em suma, podemos dizer que Machine as a Service é um conceito que abarca novos modelos de negócios, é impulsionado pela tecnologia e impacta significativamente o mercado de locação de máquinas e equipamentos. 

Machine as a Service: impactos no mercado de aluguel de máquinas e equipamentos

Em uma pesquisa global realizada pela McKinsey, descobriu-se que os fabricantes que exploram o fornecimento de ativos como serviço têm o dobro do lucro na comparação com seus concorrentes que seguem o modelo tradicional. 

Isso revela uma mudança de paradigma bem importante, que alguns especialistas arriscam apontar como uma das maiores rupturas desde a consolidação da Revolução Industrial no pós-guerra. É que nunca na história se viu tantas organizações deixando de comprar seu maquinário para alugá-lo, usá-lo como um serviço.

Neste sentido, também é correto dizer que Machine as a Service é uma tendência ligada à Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial — marcada pela digitalização e automatização de ponta a ponta.

O que isso significa para locadoras de máquinas e equipamentos?

Significa que a demanda por máquinas como serviço está aumentando, o que deve impulsionar o fechamento de contratos neste modelo. E vão alcançar o sucesso aquelas empresas de locação que melhor estruturarem estratégias para atender a esse novo comportamento das empresas.

Para isso, as locadoras precisam articular meios de fornecer equipamentos e máquinas mediante assinatura. Além disso, devem explorar o e-commerce, o uso de aplicativos e ajustar seus processos de manutenção, atendimento ao cliente, entre outros aspectos de seus negócios. 

→ Leia também:

Resumindo

Machine as a Service é parte de um fenômeno de troca do modelo de aquisição pelo de utilização de bens como serviço. E essa é uma excelente notícia para empresas que atuam no mercado de locação de máquinas e equipamentos.  

Nós preparamos um material completo para explicar o conceito de Machine as a Service, entre outros da mesma tendência, e também apontar alguns caminhos para gestores de locadoras. Você pode fazer download gratuitamente clicando no banner abaixo; aproveite!

eBook-Rental-as-a-Service

Posts similares

Receba notificações de nossos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Assine nossa newsletter!