O aluguel de automóveis online (reserva via app ou site e retirada na loja) está em franco crescimento, aponta um estudo internacional da Car Rental Market. Nesse movimento, vem emergindo o conceito de Car as a Service que, entre outras coisas, mostra como pessoas e empresas estão deixando de adquirir para usar como serviço.
Boa parte dos 131 bilhões de dólares que serão movimentados no mercado de locação até 2026 em todo o globo se dá por essa tendência. Ela, portanto, deve estar no radar dos gestores de locadoras de automóveis.
Sobre isso vamos te ajudar a refletir ao longo deste artigo. Acompanhe!
Car as a Service, ou carro como serviço em bom português, é uma modalidade de utilização de automóveis, em contraposição à aquisição. Ao mesmo tempo, é um novo modelo de negócios para montadoras e locadoras.
Na prática, um programa Car as a Service proporciona flexibilidade aos clientes de uma locadora. Eles podem mudar e atualizar seus veículos como e quando quiserem, não se submetendo às multas comuns nos modelos tradicionais de leasing.
Em outras palavras, trata-se de um tipo de negócio no qual o cliente faz uma assinatura e pode renová-la sempre que quiser — guardadas as devidas proporções, algo como assinar o serviço de streaming da Netflix.
Essa tendência vem crescendo muito, tanto que montadoras como Audi, Caoa Chery, Fiat, Ford, Jeep, Mitsubishi, Renault, Toyota e Volkswagen já estão praticando, conforme noticiou a CNN Brasil recentemente.
Para as locadoras de veículos, o modelo de negócios Car as a Service oferece inúmeras vantagens, sendo as mais destacadas as que detalhamos nos tópicos que seguem. Confira!
O modelo Car as a Service é muito conveniente para os usuários. Isso porque quando assinam carros mensalmente, eles recebem os automóveis prontos e não precisam se preocupar com manutenção, reparos, seguro e outras questões comuns até então.
Sem contar o verniz de inovação que os consumidores exigentes da atualidade percebem neste tipo de serviço. Isso não é pouca coisa, uma vez que a concorrência não para de sofisticar no mundo das locadoras.
Os Millennials querem carros diferentes para ocasiões diferentes. Eles preferem um SUV quando vão de férias. Por outro lado, um hatchback pode ser preferido para a condução intermunicipal.
O modelo Car as a Service oferece aos clientes essa flexibilidade. Eles podem trocar de carro a cada mês, se quiserem.
Além disso, podem simplesmente interromper o serviço a qualquer momento.
Comprar um carro é uma decisão cara. Os clientes precisam assumir compromissos financeiros de longo prazo.
Embora a maioria dos carros seja financiada, os empréstimos não podem ser concedidos a qualquer pessoa; quando aprovados, é porque o consumidor precisou passar por várias burocracias.
Isso restringe o tamanho do mercado no que diz respeito às montadoras. Porém, com o modelo Car as a Service, as locadoras de veículos têm um mercado praticamente ilimitado: quem estiver disposto a pagar a assinatura mensal pode ter acesso a um carro.
Do ponto de vista das montadoras e das locadoras, elas lucram mais com este modelo. Isso ocorre porque o seguro é muito barato se for comprado para vários carros.
Além disso, essas empresas podem consertar esses automóveis a custos muito baixos. Esta é a razão pela qual eles podem oferecer um preço competitivo aos clientes.
Com o carro como serviço, as locadoras podem ganhar dinheiro durante a vida útil do carro, em vez de lucrar uma vez quando o carro é vendido.
→ Leia também:
Car as a Service é uma tendência que está intimamente ligada ao movimento As a Service em todo o mudo: as pessoas não querem mais comprar coisas, elas querem usá-las e pagar pelo tanto que usam, como um serviço.
Você quer entender mais sobre Car as a Service e outras modalidades? Baixe agora o eBook onde detalhamos essas tendências e como os gestores de locadoras podem aproveitá-las!