Veículos e mobilidade

Fórum das Locadoras 2020: Luiz Mendonça fala das perspectivas para o setor

Luiz Mendonça relembrou a angústia da pandemia e analteceu a resilência do empresariado brasileiro. Veja oportunidades para 2021.


Nesta terça-feira, 03 de novembro, iniciou-se o XV Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos, o Fórum das Locadoras 2020. A LOC1 é patrocinadora do evento que, neste ano, acontece 100% online.

A palestra de abertura foi realizada por Gesner Oliveira, economista e sócio da GO Associados.

Em seguida, Luiz Mendonça, CEO do Grupo LM, falou sobre as perspectivas para o setor da locação de veículos e frotas em 2021. 

Os principais tópicos trazidos pelo executivo, você lê a seguir!

A resiliência do empresário brasileiro

Luiz Mendonça começou dizendo que os empresários da locação de veículos e frotas entraram 2020 bastante animados. “Até que acabamos assombrados com da pandemia, que ninguém conhecia. Queríamos pegar um histórico para entender, e não tínhamos. É difícil fazer projeções se você não tem histórico do que está lhe assombrando”, lamentou.

Para o executivo, todo o mundo ficou na mesma página, com medidas sanitárias que paralisaram as economias. “Mas, o mercado empresário brasileiro tem um perfil muito interessante. Houve uma aceleração muito grande das empresas de locação para o mundo digital. De repente, surgem as pequenas viagens para o interior, surge um aluguel de carro que não estava previsto. Aí começamos a achar que o mundo não ia acabar; que tínhamos massa crítica para trabalhar”.

Novas maneiras de trabalhar no setor de locação de veículos e frotas

Luiz Mendonça destacou que o carro por assinatura tornou-se uma realidade neste ano de crise. Também o aluguel de carros para aplicativos cresceu bastante. “Tudo isso gerou novo ânimo nas empresas. Alguns players viram oportunidades na troca de tecnologias, que permitissem uma menor escala de custos, uma melhor condição de compras pelo volume”, disse.

Para o executivo, há boas expectativas para o ano de 2021. “Vimos o mercado bancário se encorajando a financiar os veículos seminovos, que é uma parte importante no negócio da locação de veículos: venda de seminovos e compra de novos, olhando sempre o benefício ao cliente”, destacou.

Mendonça também afirma que há expectativa de aumento na produção de automóveis no próximo ano. “Nos chega dados de que teremos um aumento de 20% na produção de veículos, o que vai ser um alento para a nossa indústria”. 

Locação de frotas: uma avenida a ser percorrida

O executivo também comparou o mercado de aluguel de frotas corporativas com a Espanha, país onde aproximadamente 40% dos veículos usados pelas empresas são terceirizados. Inglaterra e Holanda, apontou, também têm cerca de 60% das frotas corporativas alugadas. “No Brasil temos ainda apenas 10%; temos um largo caminho a ser percorrido. Se olharmos para a terceirização de frotas de caminhão, nosso mercado não atinge 1%. Então, há uma nova avenida de possibilidades para o nosso setor”.

“Eu vejo um ano de desafios, mas também promissor para nós, do setor de aluguel de veículos e frotas, que trabalhamos sempre focados no cliente, satisfazendo ao máximo com o menor custo” — Luiz Mendonça, CEO do Grupo LM.

Para Mendonça, as empresas de locação de veículos que vão aproveitar essas oportunidades são aquelas que estão digitalizando tudo o que for possível, investindo em tecnologia e controlando custos. 

→ O Fórum das Locadoras 2020 iniciou nesta terça-feira, 03 de novembro, e vai até a quinta-feira, 05. O evento, que neste ano acontece 100% online, é uma tradição para o setor das empresas locadoras de automóveis. Acompanhe a cobertura aqui no blog da LOC1 e nas redes sociais: Facebook, Twitter e LinkedIn!

Posts similares

Receba notificações de nossos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Assine nossa newsletter!