Veículos e mobilidade

Fórum das Locadoras 2020: Gesner Oliveira debate a economia nacional

O economista centrou sua exposição nas tendências recentes, nas chaves para o crescimento sustentável e em possíveis cenários para 2021.


Na abertura do XV Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos, o Fórum das Locadoras 2020, Gesner Oliveira, economista e sócio da GO Associados,  foi o primeiro palestrante.

O executivo centrou sua exposição, realizada via videoconferência, em três pontos: 

  1. tendências recentes da economia brasileira;
  2. chaves para um crescimento sustentável;
  3. e possíveis cenários para 2021.

A LOC1 é patrocinadora do evento. Nossa equipe acompanhou a palestra e descreve, a seguir, os principais apontamentos trazidos pelo executivo.

Acompanhe! 

Tendências recentes da economia brasileira

Gesner Oliveira começou sua palestra falando da crise sanitária que o mundo enfrentou, com reflexos importantes no Brasil. Disse que a elaboração de cenários é de alto risco neste momento, mas que o cenário catastrófico esperado não se realizou. 

“Hoje é menos importante a projeção do que nos prepararmos para diferentes cenários; pensarmos com capacidade de adaptação”, disse.

Para Gesner, a recessão que vivemos é muito menor do que se projetou em março, quando havia a discussão sobre o fechamento da economia para conter a expansão do vírus. Uma contração econômica na casa dos 5,9% é a maior da história, mas está bem abaixo do esperado. 

Ele também chamou atenção para o problema fiscal, de déficit primário, na ordem 900 bilhões de reais que o país vive hoje. “Isso requer que a sociedade e o governo se organizem para reformas econômicas mais profundas”, declarou.

O economista também afirma que a recuperação da economia está ocorrendo. Citou alguns setores que estão apresentando crescimento, como o agronegócio e a indústria. “Os serviços é que tem apresentado uma recuperação um pouco mais lenta, por ser mais afetado pela política de isolamento social e todas as consequências da pandemia”.

“O setor de veículos sofreu muito, houve uma queda significativa na produção e venda, mas já tem mostrado sinais de recuperação recentemente”, disse Gesner Oliveira.

Chaves para um crescimento mais sustentado

Para Gesner, a adaptabilidade digital foi um fenômeno muito observado durante a pandemia, o que ajudou muitos setores a se manterem com bom desempenho. “Hoje, segundo o IBGE, temos oito milhões de pessoas em trabalho remoto, mesmo depois de uma abertura maior da economia”.

Junto a isso, o executivo destacou também o Auxílio Emergencial, concedido pelo Governo Federal às famílias com maior vulnerabilidade social, como um dos fatores que ajudaram. Essa injeção na economia favoreceu, por exemplo, o setor da construção civil, além dos pequenos negócios e supermercados.

“Para que o país cresça mais, estamos convictos de que a infraestrutura tem um papel central. Há um apetite particular para alguns segmentos, como o do saneamento. E esse aumento de investimento, gera emprego e tem impactos positivos na economia”.

O economista destacou ainda os investimentos em torno do 5G, que além da movimentar toda a gama de serviços também deverá alavancar a Internet das Coisas que impactará na produtividade do país.

Possíveis cenários para 2021

Olhando para o futuro, Gesner destaca os acontecimento iminentes no plano internacional. Para ele, a eleição nos Estados Unidos é um quadro que seguirá marcado pela rivalidade com a China. 

Do ponto de vista de efeitos sobre o Brasil, o executivo sugeriu que as relações internacionais terão desdobramentos que merecem ser acompanhados. “Seja com a política externa brasileira, seja do ponto de vista dos acordos multilaterais”, disse.

No que diz respeito ao desenrolar da economia nacional, segundo Gesner, há oportunidades de crescimento “associadas a uma combinação de alta taxa de câmbio e baixa taxa de juros. Há um estímulo às exportações num momento em que a China, nosso principal parceiro, vem se mostrando a única economia importante no mundo que apresenta crescimento”.

Para o palestrante, os problemas fiscais brasileiros são o maior ponto de interrogação. “De um lado, temos oportunidades de crescimento, de outro, grande preocupação com a política fiscal, com o equilíbrio das contas públicas”.

Por fim,  Gesner Oliveira falou sobre o setor de locação de veículos. Relembrou relembrou a queda na demanda, devido ao isolamento. Mas ponderou que em médio e longo prazos, uma demanda reprimida será visualizada com mais força. “Veremos uma mudança de mentalidade, no que diz respeito a usar um veículo em vez de ter a sua propriedade. 

→ O Fórum das Locadoras 2020 iniciou nesta terça-feira, 03 de novembro, e vai até a quinta-feira, 05. O evento, que neste ano acontece 100% online, é uma tradição para o setor das empresas locadoras de automóveis. Acompanhe a cobertura aqui no blog da LOC1 e nas redes sociais: Facebook, Twitter e LinkedIn!

Posts similares

Receba notificações de nossos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Assine nossa newsletter!