Veículos e mobilidade

Gestão de frotas na locadora: 5 sinais de alerta

Conheça os "sintomas" mais evidentes de que está na hora de rever a estratégia de gestão de frotas em sua locadora.


A gestão de frotas é o conjunto de atividades e processos realizados para administrar o pool de veículos. Em uma locadora, ela é muito estratégica, pois administrar os ativos com método influencia diretamente nos resultados.

Nos últimos anos, a gestão de frotas sofreu várias modificações. A mais significativa foi a inserção da tecnologia, que tornou tudo mais fácil e orientado por dados.

Você considera que a gestão de frota de sua locadora é perfeita? Já pensou que a maneira como administra os veículos pode precisar de melhorias? 

Confira, a seguir, os sinais mais claros de que está na hora de dar um update!

Sinais de que está na hora de melhorar a gestão de frotas em sua locadora

1. Há muitos processos manuais no controle da operação

Pense nas atividades do dia a dia de sua locadora de veículos. Os profissionais precisam imputar muitos dados em diferentes sistemas? 

Isso é sinal de que há pouca automatização, logo, a gestão de frota e também outros processos podem estar pouco produtivos. O tempo gasto pelos colaboradores poderia ser empregado em uma atuação mais consultiva, mais focada em potencializar negócios e melhor atender aos clientes.

2. Localizar veículos demora mais que três minutos

Se precisar verificar onde está determinado veículo, quando ele ficará disponível para locação, ou mesmo se ele precisa de manutenção… Você faz isso com um comando em uma aplicação ou percorrendo uma longa planilha?

No dia a dia frenético das locadoras atualmente, o ideal é que você conte com um sistema que disponibilize as informações em poucos toques. Alguns especialistas dizem que a localização de veículos não deve gastar mais que três minutos do gestor. 

3. Falta informação para decidir o momento certo para revenda

Você sabe dizer quais veículos devem deixar o pátio de sua locadora e serem revendidos, substituídos? 

Certamente, para isso você precisa de informações como quantidade de quilômetros rodados, desempenho de consumo de combustível, quantidade de manutenções realizadas etc. 

Se essas informações não estão centralizadas em um único ambiente virtual e você tiver que acionar diversos funcionários para reuni-las, está na hora de ligar o alerta. 

4. Os controles de manutenção são feitos em uma planilha

As manutenções preventivas e de reparação são muito importantes para a boa gestão de frota. São elas que garantem o bom desempenho dos veículos, a conformidade com a legislação e a tranquilidade de que os clientes estarão 100% seguros.

O controle das manutenções não podem mais ser realizados em planilhas de Excel. Uma locadora com ambição de crescer e ganhar mercado, precisa ter tudo sempre atualizado e de fácil localização. Para o gestor, essa administração baseada em dados significa mais inteligência na hora de tomar decisões, controlar custos, entre outras finalidades. 

5. A locadora usa diferentes sistemas e controles

Outro sinal de que está na hora de melhorar a gestão de frotas é o uso de vários sistemas para as diferentes diferentes atividades. 

A falta de integração da gestão de frotas com finanças, contabilidade, tributação, controle de contratos etc. influencia negativamente na produtividade e na lucratividade do negócio.

→ Veja como o LOC1 pode ajudar a resolver esses e outros problemas:

Você se identificou com algum desses sinais de que está na hora de melhorar a gestão de frotas da sua locadora? Solicite agora mesmo uma demonstração do LOC1 | Veículos e Mobilidade e veja como essa solução pode lhe ajudar!

Posts similares

Receba notificações de nossos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Assine nossa newsletter!