Aumentar o faturamento da locadora é um ponto de grande interesse entre os gestores, que podem, além de lucrar com as atividades, direcionar a verba para o crescimento da empresa, sua globalização e maior atuação no mercado.
Porém, antes de focar neste aumento do faturamento da locadora, é necessário entender os porquês do faturamento atual, quais os passos para a melhoria e se há soluções do mercado compatíveis com o objetivo, apoiando gestores e equipes.
Para entender melhor esses passos, confira algumas dicas para que os resultados sejam qualificados e os número comecem a subir. Acompanhe este texto e conheça nossas dicas!
Antes de começar a implementar plataformas, softwares e ações novas, o primeiro passo é analisar as atividades da empresa e entender porque aquele é o faturamento mensal. É nesse momento que você deve rever todas as ações da empresa, as equipes e funcionários, colocando na ponta do lápis o valor das atividades ou mesmo dos encargos trabalhistas e comparar com as vendas atuais.
Esses números variam de acordo com o período, considerando que há épocas de maior movimentação. Assim, o estudo de caso deve ser feito em um período mais amplo, considerando meses de resultados altos e baixos.
A partir desse estudo é possível entender quais áreas devem ser modificadas, se há etapas para serem automatizadas ou mesmo equipes que podem ser reduzidas ou redirecionadas.
Não adianta ter em mãos os resultados da análise anterior e não conhecer as possibilidades de melhorias para aumentar o faturamento. Assim, o próximo passo é pesquisar as soluções compatíveis com as atividades da locadora e eleger algumas principais.
Como exemplo de solução, o ERP trabalha com a automação na análise de dados da empresa, centralizando as etapas de trabalho em uma plataforma única que ajuda o gestor a entender o andamento dos processos da locadora.
Como dito anteriormente, uma das maiores e melhores estratégias para aumentar o faturamento da locadora é optar pelo ERP. A partir dele, você pode entender como e quando realizar mudanças que impactam positivamente no faturamento mensal, além de qualificar atividades muito operacionais ou confusas.
O próximo passo, assim, é a implementação da ferramenta, um trabalho que deve ser feito a partir de fornecedores de confiança e acompanhamento dos profissionais.
→ Conheça o LOC1:
Depois de implementar o ERP para aumentar o faturamento, é possível ver a redução de riscos durante o processo de locação e de perdas de produtos, contratos ou mesmo peças. Essa redução é consequência do acompanhamento que o ERP oferece, contribuindo para que o gestor tenha mais controle sobre os contratos, entregas e devoluções e, assim, diminua os gastos com retrabalho, manutenções e compras.
Outro ponto de vantagem que pode ser acompanhado é o aumento de produtividade dos trabalhadores, que resulta em um maior número de ações e, consequentemente, crescimento no mercado.
Isso ocorre porque o ERP automatiza algumas ações e, assim, possibilita o redirecionamento dos trabalhadores, agilizando trabalhos e qualificando as entregas.
Por fim, um último passo que comprova o aumento do faturamento na locadora é justamente acompanhar para garantir que as mudanças foram feitas. Esse acompanhamento pode ser feito pela própria plataforma de ERP, que melhora a visualização das atividades e ajuda a entender como os trabalhos estão sendo desenvolvidos.
Mensurando os resultados, é possível compreender se as atividades realmente estão aumentando o faturamento ou não, mostrando para os responsáveis as diferenças entre um trabalho e outro e as mudanças de acordo com o tipo de mudança.
Todos esses pontos são unificados com o objetivo de aumentar o faturamento. Para isso, é necessário consultar empresas com profissionais que possam apoiar a locadora e assegurar os usos estratégicos de cada, garantindo os resultados.
Gostou das dicas sobre como aumentar o faturamento da locadora? Aproveite para solicitar uma demonstração personalizada do software de ERP da LOC1 e comprove os resultados!