Máquinas e equipamentos

Como otimizar processos que aumentem o faturamento da locadora

Entenda o que você pode fazer para melhorar os processos e, assim, aumentar o faturamento da sua locadora.


Aumentar o faturamento da locadora é um ponto de grande interesse entre os gestores, que podem, além de lucrar com as atividades, direcionar a verba para o crescimento da empresa, sua globalização e maior atuação no mercado.

Porém, antes de focar neste aumento do faturamento da locadora, é necessário entender os porquês do faturamento atual, quais os passos para a melhoria e se há soluções do mercado compatíveis com o objetivo, apoiando gestores e equipes.

Para entender melhor esses passos, confira algumas dicas para que os resultados sejam qualificados e os número comecem a subir. Acompanhe este texto e conheça nossas dicas!

Estude e entenda os porquês do faturamento atual

Antes de começar a implementar plataformas, softwares e ações novas, o primeiro passo é analisar as atividades da empresa e entender porque aquele é o faturamento mensal. É nesse momento que você deve rever todas as ações da empresa, as equipes e funcionários, colocando na ponta do lápis o valor das atividades ou mesmo dos encargos trabalhistas e comparar com as vendas atuais.

Esses números variam de acordo com o período, considerando que há épocas de maior movimentação. Assim, o estudo de caso deve ser feito em um período mais amplo, considerando meses de resultados altos e baixos.

A partir desse estudo é possível entender quais áreas devem ser modificadas, se há etapas para serem  automatizadas ou mesmo equipes que podem ser reduzidas ou redirecionadas.

Pesquise soluções compatíveis com o segmento

Não adianta ter em mãos os resultados da análise anterior e não conhecer as possibilidades de melhorias para aumentar o faturamento. Assim, o próximo passo é pesquisar as soluções compatíveis com as atividades da locadora e eleger algumas principais.

Como exemplo de solução, o ERP trabalha com a automação na análise de dados da empresa, centralizando as etapas de trabalho em uma plataforma única que ajuda o gestor a entender o andamento dos processos da locadora.

Aplique o ERP e outras estratégias para locadoras

Como dito anteriormente, uma das maiores e melhores estratégias para aumentar o faturamento da locadora é optar pelo ERP. A partir dele, você pode entender como e quando realizar mudanças que impactam positivamente no faturamento mensal, além de qualificar atividades muito operacionais ou confusas.

O próximo passo, assim, é a implementação da ferramenta, um trabalho que deve ser feito a partir de fornecedores de confiança e acompanhamento dos profissionais.

→ Conheça o LOC1:

Acompanhe as reduções de riscos e perdas

Depois de implementar o ERP para aumentar o faturamento, é possível ver a redução de riscos durante o processo de locação e de perdas de produtos, contratos ou mesmo peças. Essa redução é consequência do acompanhamento que o ERP oferece, contribuindo para que o gestor tenha mais controle sobre os contratos, entregas e devoluções e, assim, diminua os gastos com retrabalho, manutenções e compras.

Comprove o ganho na produtividade

Outro ponto de vantagem que pode ser acompanhado é o aumento de produtividade dos trabalhadores, que resulta em um maior número de ações e, consequentemente, crescimento no mercado.

Isso ocorre porque o ERP automatiza algumas ações e, assim, possibilita o redirecionamento dos trabalhadores, agilizando trabalhos e qualificando as entregas.

Mensure as mudanças e dados

Por fim, um último passo que comprova o aumento do faturamento na locadora é justamente acompanhar para garantir que as mudanças foram feitas. Esse acompanhamento pode ser feito pela própria plataforma de ERP, que melhora a visualização das atividades e ajuda a entender como os trabalhos estão sendo desenvolvidos.

Mensurando os resultados, é possível compreender se as atividades realmente estão aumentando o faturamento ou não, mostrando para os responsáveis as diferenças entre um trabalho e outro e as mudanças de acordo com o tipo de mudança.

Todos esses pontos são unificados com o objetivo de aumentar o faturamento. Para isso, é necessário consultar empresas com profissionais que possam apoiar a locadora e assegurar os usos estratégicos de cada, garantindo os resultados.

Gostou das dicas sobre como aumentar o faturamento da locadora? Aproveite para solicitar uma demonstração personalizada do software de ERP da LOC1 e comprove os resultados!

Posts similares

Receba notificações de nossos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Assine nossa newsletter!