Na nossa experiência, existem 5 pilares que precisam de atenção especial para melhorar a gestão de locadoras para evitar problemas de produtividade e lucratividade. São eles:
O Controle de Disponibilidade é fundamental nas empresas locadoras de máquinas e equipamentos e eletrônicos. Afinal, a equipe precisa saber exatamente quais os itens disponíveis, quais estão locados, em que datas estarão disponíveis, quais estão reservados, entre outras variáveis para não perder vendas.
Este processo é a chave para a estratégia de controle quantitativo de receita e consequentemente faturamento.
Gestão de Contratos é tanto uma necessidade quanto habilidade cada vez mais requerida para os mais diversos segmentos de serviços do mercado e existem uma infinidade de tipos e modelos de contratos com vários aspectos importantes para a atenção e atuação das empresas. Contudo podemos relacionar e destacar alguns pontos a serem observados por toda empresa, são eles:
Quanto maior o número de contratos, mais complexa essa gestão. Quanto mais eficaz é a gestão de contratos, menor o risco de prejuízos de ordem financeira e de operação.
Leia também: >> Locadora: como fazer uma boa gestão de contratos?
Manter as contas sempre perfeitas não é uma tarefa fácil, já que a rotina das empresas é sempre agitada. Além disso, fatores externos como o aumento da concorrência e a crescente exigência dos consumidores também são desafios constantes.
Pensando na automação do faturamento, o Loc1 possibilita a captação de dados para o faturamento através de leitura de consumo via importação de dados e gerando assim os pedidos de venda\ordens de serviço.
Viabilizando assim a emissão de faturas e notas fiscais, o que garante eficiência no processo de faturamento da empresa. Para tornar esse processo mais coeso e eficiente, Loc1 conta com os seguintes recursos:
O pilar número 4 é a Manutenção de Ativos que protege os investimentos da Locadora, de forma preventiva e corretiva, racionalizando sempre as compras.
Imagina qual seria a receita não operacional e respectivo valor agregado, no adequado controle e manutenção do ativo (veículos, máquinas e equipamentos) da uma empresa locadora?
Muita das vezes não conseguimos dimensionar o quanto “perdemos” de recursos financeiros a partir de demandas de manutenções sem o adequado planejamento dos ativos da empresa.
O gestor precisa viabilizar a administração e gestão adequada e completa dos ativos de uma empresa. A qual perpassa pela gestão de materiais, consistindo o controle das reais demandas de manutenção preventiva e corretiva. Organizando e listando todos os insumos necessários para a sua execução da manutenção. E gerando ações logísticas de compras para itens que serão necessários para essa atividade, avaliando estoque e disponibilidade de mão de obra (quando utilizamos estruturas de ordens de trabalho).
Em outras palavras podemos afirmar que um planejamento de manutenções organizadas preventivamente, estabelecendo cronogramas, também ajuda a aumentar a disponibilidade dos ativos e equipamentos da empresa, eliminando falhas que poderiam virar um grande defeito aumentando, assim, ainda mais o tempo de ociosidade que o equipamento necessitaria para os reparos.
O pilar número 5 é a Gestão de Serviços em Campo integrado ao backoffice da Locadora.
A correta gestão de chamados (atendimento técnico) economiza tempo e permite a integração entre as áreas de uma empresa, o que gera uma comunicação eficaz. Isso faz com que uma série de questões sejam trabalhadas ao mesmo tempo dentro de uma empresa. A gestão de chamados permite:
Investir na gestão de atendimento e relacionamento tem como principal objetivo a satisfação do cliente. Afinal, organização, agilidade e eficiência do serviço são o termômetro imediato do seu público.
>> Leia também: Como lidar com as reclamações dos clientes em uma Locadora?
Esses são os 5 pilares que acreditamos serem prioritários para melhorar a gestão de locadoras. Quer ver como um sistema de gestão de locadora especializado pode te ajudar com isso de forma personalizada?
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