Máquinas e equipamentos

Como melhorar a gestão de locadoras. 5 pilares que você deve priorizar

Elencamos os principais pilares que precisam de atenção especial nas locadoras para evitar baixa produtividade e lucratividade. Veja.


Na nossa experiência, existem 5 pilares que precisam de atenção especial para melhorar a gestão de locadoras para evitar problemas de produtividade e lucratividade. São eles:

  1. Controle de Disponibilidade (vendas)
  2. Gestão de Contratos
  3. Automação de Faturamento
  4. Manutenção de Ativos
  5. Gestão de Serviços em Campo

Controle de Disponibilidade (vendas) para melhorar a gestão de locadoras

O Controle de Disponibilidade é fundamental nas empresas locadoras de máquinas e equipamentos e eletrônicos. Afinal, a equipe precisa saber exatamente quais os itens disponíveis, quais estão locados, em que datas estarão disponíveis, quais estão reservados, entre outras variáveis para não perder vendas.

Este processo é a chave para a estratégia de controle quantitativo de receita e consequentemente faturamento. 

Gestão de Contratos (regras de faturamento)

Gestão de Contratos é tanto uma necessidade quanto habilidade cada vez mais requerida para os mais diversos segmentos de serviços do mercado e existem uma infinidade de tipos e modelos de contratos com vários aspectos importantes para a atenção e atuação das empresas. Contudo podemos relacionar e destacar alguns pontos a serem observados por toda empresa, são eles:

  • Regras específicas de faturamento por contrato.
  • Gestão de Data início e final do contrato e dos itens.
  • Cadastro detalhado das partes Contratante e Contratado.
  • Cadastro detalhado do item/serviço contratado.
  • Cadastro de parcelas de faturamento de um contrato.
  • Cobrança mensal de item e/ou serviço.
  • Geração de nota de entrega (Simples Remessa).
  • Cobrança Global e Inserção de uma ou mais franquias por item.
  • Cálculo proporcional na entrada e saída do item.
  • Meses faturáveis e não faturáveis.
  • Cobrança de excedente de franquia em fatura separada.
  • Prorrogação e Renovação de Contrato.
  • Gestão de manutenção e suporte por contrato.
  • Gestão de documentos anexos.

Quanto maior o número de contratos, mais complexa essa gestão. Quanto mais eficaz é a gestão de contratos, menor o risco de prejuízos de ordem financeira e de operação.

Leia também: >> Locadora: como fazer uma boa gestão de contratos?

Automação de Faturamento

Manter as contas sempre perfeitas não é uma tarefa fácil, já que a rotina das empresas é sempre agitada. Além disso, fatores externos como o aumento da concorrência e a crescente exigência dos consumidores também são desafios constantes.

Pensando na automação do faturamento, o Loc1 possibilita a captação de dados para o faturamento através de leitura de consumo via importação de dados e gerando assim os pedidos de venda\ordens de serviço.

Viabilizando assim a emissão de faturas e notas fiscais, o que garante eficiência no processo de faturamento da empresa. Para tornar esse processo mais coeso e eficiente, Loc1 conta com os seguintes recursos:

  • Painel de Faturamento.
  • Geração de lotes de faturamento (pedidos) com base nas regras dos contratos e nos apontamentos.
  • Análise de Lucratividade por Item, Contrato, Cliente e Segmento.
  • Leitura de itens por importação de planilha (Billing).
  • Leitura de itens por importação de e-mails.
  • Leitura de itens via integração por webservice.
  • Layout de fatura personalizado.
  • Apontamento de consumo/utilização dos equipamentos – bilhetagem por equipamento e período.
  • Faturamento por unidade centralizadora / unidades definidas por equipamento.

Manutenção de Ativos

O pilar número 4 é a Manutenção de Ativos que protege os investimentos da Locadora, de forma preventiva e corretiva, racionalizando sempre as compras.

Imagina qual seria a receita não operacional e respectivo valor agregado, no adequado controle e manutenção do ativo (veículos, máquinas e equipamentos) da uma empresa locadora? 

Muita das vezes não conseguimos dimensionar o quanto “perdemos” de recursos financeiros a partir de demandas de manutenções sem o adequado planejamento dos ativos da empresa.

O gestor precisa viabilizar a administração e gestão adequada e completa dos ativos de uma empresa. A qual perpassa pela gestão de materiais, consistindo o controle das reais demandas de manutenção preventiva e corretiva. Organizando e listando todos os insumos necessários para a sua execução da manutenção. E gerando ações logísticas de compras para itens que serão necessários para essa atividade, avaliando estoque e disponibilidade de mão de obra (quando utilizamos estruturas de ordens de trabalho). 

Em outras palavras podemos afirmar que um planejamento de manutenções organizadas preventivamente, estabelecendo cronogramas, também ajuda a aumentar a disponibilidade dos ativos e equipamentos da empresa, eliminando falhas que poderiam virar um grande defeito aumentando, assim, ainda mais o tempo de ociosidade que o equipamento necessitaria para os reparos.

Gestão de Serviços em Campo

O pilar número 5 é a Gestão de Serviços em Campo integrado ao backoffice da Locadora.

A correta gestão de chamados (atendimento técnico) economiza tempo e permite a integração entre as áreas de uma empresa, o que gera uma comunicação eficaz. Isso faz com que uma série de questões sejam trabalhadas ao mesmo tempo dentro de uma empresa. A gestão de chamados permite:

  • Melhor aproveitamento do tempo.
  • Ganhar velocidade na resolução de problemas.
  • Melhor e maior qualidade no atendimento aos clientes.
  • Aumentar a satisfação dos clientes.
  • Melhorar a integração entre as diversas áreas da empresa.
  • Ganhar qualidade no produto/serviço.
  • Maior assertividade na tomada de decisões.
  • Melhor priorização das atividades.
  • Maior flexibilidade no direcionamento de demandas entre as áreas da empresa.
  • Monitoramento mais efetivo dos indicadores de performance.

Investir na gestão de atendimento e relacionamento tem como principal objetivo a satisfação do cliente. Afinal, organização, agilidade e eficiência do serviço são o termômetro imediato do seu público.

>> Leia também: Como lidar com as reclamações dos clientes em uma Locadora?

Esses são os 5 pilares que acreditamos serem prioritários para melhorar a gestão de locadoras. Quer ver como um sistema de gestão de locadora especializado pode te ajudar com isso de forma personalizada?

Converse com um de nossos especialistas em gestão de locadoras com uso de um sistema totalmente integrado e otimizado para isso.

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