Máquinas e equipamentos

Como os relatórios gerenciais melhoram controles na sua locadora

Precisando melhorar os controles fiscais, contábeis e tributários da sua locadora? Veja como bons relatórios gerenciais podem ajudar.


Como manter uma locadora ativa, sem débitos e com a lucratividade em alta? Melhorar os controles fiscais, contábeis e tributários é uma iniciativa bastante importante neste esforço.

Diante de um mercado tão concorrido, os gestores precisam agir com cautela e inteligência. Dessa forma, os relatórios gerenciais sempre são um instrumento importante para tomadas de decisões rápidas e eficientes nas organizações.

Os relatórios gerenciais são documentos que contêm informações estratégicas, que podem ajudar na tomada de decisões. Por serem tão importantes para os rumos do negócio, devem ser redigidos com objetividade e contar com informações atualizadas, relevantes e muito confiáveis.

Em outras palavras, os relatórios gerenciais são o norte para uma estratégia capaz de levar a empresa ao sucesso ou ao fracasso. Portanto, precisam ser elaborados e analisados com cuidado. Eles devem apresentar tanto a análise de dados passados e atuais como projeções e tendências para o futuro.

E por isso mesmo, para realizar relatórios gerenciais eficientes, é fundamental criar uma metodologia, indicando as informações que devem estar presentes e o objetivo a ser alcançado. Criar um padrão para a elaboração dos relatórios gerenciais facilita a análise de desempenho da empresa, uma vez que será possível comparar documentos anteriores com o presente.

Principais tipos de relatórios gerenciais

Confira, a seguir, alguns dos principais tipos de relatórios gerenciais utilizados por gestores para melhorar os controles fiscais, contábeis e tributários

Relatório de Fluxo de Caixa

O relatório de Fluxo de Caixa apresenta informações retiradas a partir dos lançamentos financeiros. Sua função é mostrar objetivamente a diferença entre a previsão financeira do mês e os valores alcançados.

Este relatório possibilita aos gestores um melhor entendimento sobre a saúde financeira da empresa. Suas informações ainda possibilitam antecipar custos e preparar o caixa para que uma despesa nova seja paga sem crise.

Relatório de Contas

O relatório de Contas está dividido em Contas a Pagar e Contas a Receber. Uma empresa tem muitos custos e despesas, portanto, é essencial que haja um controle e relatórios que viabilizem análises básicas para garantir saúde financeira da empresa.

No relatório de Contas a Pagar devem estar claras as despesas fixas (aluguel, salários e encargos trabalhistas) e as despesas variáveis.

Todas as contas precisam ser registradas contando com valor, data de vencimento, número de parcelas, data do pagamento, valor com juros e o status do pagamento. Já no Relatório de Contas a Receber é fundamental registrar as datas e valores a serem recebidos, os descontos oferecidos, cobrança de juros, os clientes que pagam em dia e mais.

A análise desse relatório possibilita melhorias nos processos de cobrança e formas de pagamento e a redução da incidência de inadimplentes.

Relatório de Vendas

O relatório de Vendas permite o acompanhamento do desempenho das vendas da empresa, que são vitais para o lucro. Ele ajuda a informar e gerenciar quantidade de vendas, o ticket médio, o tempo que o cliente leva do primeiro contato até a compra e mais.

Esse é um modelo que facilita o acompanhamento do desempenho dos vendedores e a análise do padrão de comportamento dos clientes.

Relatório de Satisfação do Cliente

O relatório de Satisfação do Cliente mede a satisfação e a fidelidade do cliente com a empresa. Esse modelo auxilia os gestores a terem insights para melhor produtos ou serviços oferecidos e, assim, garantir uma clientela fiel e o lucro sempre presente.

Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial é um relatório gerencial obrigatório para a maioria dos empresários. Essa é uma demonstração financeira que mostra como está o patrimônio da empresa.

Neste documento, as contas devem estar classificadas e agrupadas de acordo com seus elementos: ativos (bens e direitos), passivos (obrigações) e o patrimônio líquido (diferença entre ativo e passivo).

Na elaboração do Balanço Patrimonial, é fundamental que o gestor faça um levantamento minucioso dos balanços, verificando o saldo da empresa, posição contábil, financeira e econômica.

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

Esse é um documento contábil cujo objetivo é o detalhamento do resultado líquido de um exercício. Ele é elaborado a partir da verificação das receitas, dos custos e das despesas da empresa. O DRE verifica a saúde financeira de uma empresa, conferindo se ela está gerando lucro ou prejuízo.

Relatório de Orçamento

O relatório de Orçamento é o documento que indica como gastar o dinheiro da sua empresa sem prejudicar os lucros.

Um Orçamento Empresarial serve para a previsão de receitas e despesas. É ele quem mostra quanto dinheiro a empresa possui, quais são as metas e quanto deverá ser gasto.

Em suma, os relatórios gerenciais são essenciais para a manutenção e o crescimento das empresas. E não podíamos encerrar todo esse ciclo sem fomentar que todos os relatórios citados acima e muito mais está totalmente disponíveis no Loc1, o qual possui como retaguarda a solução SAP Business One.

Você já conhece o LOC1? Potencializado pelo SAP Business One, o LOC1 é capaz de garantir contratos bem definidos, gerar relatórios eficientes, proporcionar maior controle de seus equipamentos e consequentemente do seu negócio e muito mais!

→ Veja como o LOC1 fornece relatórios gerenciais que vão tornar os controles da sua locadora ainda mais ágeis e eficientes:

 

Posts similares

Receba notificações de nossos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Assine nossa newsletter!