Ao olharmos para as tendências em gestão de frotas para 2023, vemos um ano bastante desafiador. Assim como em todos segmentos e nichos de mercado, os profissionais da área precisam ser altamente resilientes.
Complexa e sempre necessitando de atualização, essa tarefa terá desafios adicionais para ser realizada. Isso exigirá o equilíbrio de muitos fatores para manter as operações produtivas, incluindo o uso estratégico da tecnologia.
Vamos dar uma olhada no que vem por aí? Continue lendo!
Com as interrupções de 2022 ainda sendo sentidas no setor de frota comercial, os gerentes precisam estar preparados para um número considerável de desafios em 2023. Infelizmente, alguns desses problemas são de longa data e ainda não foram resolvidos.
Por exemplo, a alta dos combustíveis parece que vai continuar, uma vez que os resquícios do período pandêmico e os conflitos entre Rússia e Ucrânia, entre outros fatores, deverão ser sentidos durante muito tempo.
Ao mesmo tempo, a demanda por produtos e serviços logísticos aumentou em número e com prazos reduzidos. Ou seja, conforme acontece em todos os outros setores da economia, o fantasma da inflação, a queda no consumo, entre outros percalços, seguem exigindo resiliência dos gestores e profissionais da área.
Fatores como gerenciamento de combustível, despesas, segurança e manutenção de ativos podem ser rastreados de maneira significativamente mais eficiente por meio de vários softwares de gerenciamento.
No entanto, receber dados insuficientes ou incertos é um problema grave para qualquer gestor; somente com as informações corretas poderão ser feitas as melhores escolhas.
O que os analistas recomendam é o investimento em soluções tecnológicas desenhadas sob medida para a gestão de frota. Especialmente, as que automatizam processos, facilitam rastreamento e, ao mesmo tempo, fornecem informações para amparar decisões inteligentes.
→ Leia também: Visualização de dados na gestão de frotas: entenda os benefícios.
Este ano, espera-se que os gerentes de frota intensifiquem a adoção da manutenção proativa, em detrimento da reativa, com a ajuda das ferramentas tecnológicas.
Essas soluções, recomendam líderes de opinião no tema, devem facilitar a criação de cronogramas de manutenção preventiva, armazenando os dados e resultados das verificações e mantendo históricos para comparações futuras.
Esse tipo de sistema já é muito popular em vários setores como um método de descoberta precoce de problemas mecânicos iminentes.
Sinais que facilmente são ignorados podem revelar pequenas falhas nos motores dos veículos, e a maioria pode ser consertada com o mínimo de tempo de inatividade. No entanto, uma falha inesperada é catastrófica para a produtividade durante as operações da frota.
As melhores opções tecnológicas vêm equipadas com relatórios de execução, controle de estoque e telemática para monitorar e gerenciar os condutores, os ativos, os gastos de combustível, entre outros recursos.
Não é surpreendente para a maioria dos gestores de frota que 2022 tenha sido o ano mais caótico para os preços dos combustíveis em décadas.
O efeito indireto de eventos globais como a pandemia, a Rússia invadindo a Ucrânia e as falhas logísticas de abastecimento internacional prejudicaram os custos dos combustíveis.
Para 2023, os prognósticos são de que os preços dos combustíveis devem seguir oscilando. Se bem, ninguém se arrisca a afirmar que haverá mais altas, também há consenso de que esse custo seguirá elevado.
___________
Você é empresário ou vendedor de soluções SAP e está buscando uma aplicação de gestão de frota para integrar ao SAP Business One? Faça contato agora mesmo e veja como podemos ajudar!