Máquinas e equipamentos

4 erros comuns na gestão de locadoras: como evitar prejuízos

Mesmo com muitas melhorias, a gestão da sua locadora ainda carrega possíveis erros, comprometendo entregas e o desenvolvimento de atividades?


A gestão de locadoras é uma atividade que exige visão de todas as áreas da empresa, confiança no produto e líderes, agilidade para alguns processos e uma série de trabalhos que demandam profissionalismo do gestor.

Para que a empresa continue funcionando a pleno vapor, há alguns erros que podem ser evitados com intuito de manter um bom gerenciamento e, consequentemente, ótimo trabalho e entregas, acompanhando as exigências do cliente.

Para conhecer esses erros e entender suas consequências, separamos 4 exemplos drásticos que devem ser evitados. Continue lendo e entenda quais são e como evitar esses equívocos. Acompanhe!

1. Falta de acompanhamento em processos

A locadora possui processos de elaboração de contrato, controle de estoque, transporte para a empresa do cliente, devolução, manutenção de equipamentos e uma série de atividades que, se não forem bem acompanhadas, podem ser problemáticas.

Se, por exemplo, o estoque não for controlado e o colaborador não souber quais equipamentos estão disponíveis, há chances dele fechar um contrato de locação oferecendo esse produtos, comprometendo a integridade da empresa. Outra possibilidade é encaminhar um item que deveria ir para a manutenção, influenciando negativamente nos trabalhos do cliente.

É por essa razão que a falta de controle dos processos é um dos erros mais graves na gestão de locadoras, dificultando o trabalho da equipe, o crescimento do lugar e o acompanhamento das ações, afinal, todas as atividades estão interligadas e interferem umas nas outras.

2. Ações mal planejadas para compras e manutenções

Equipamentos em excesso que não são alugados ou itens parados por falta de manutenção são problemas graves na gestão de locadora. Geralmente essas situações acontecem quando não há planejamento prévio com base no estoque, comprometendo as entregas e trabalhos dentro da instituição.

Para que não haja nenhum imprevisto, é necessário acompanhar todas as movimentações com a locação e devolução de equipamentos, além de ter contato direto e frequente com a área de manutenção e alinhar expectativas com os colaboradores e clientes.

Vale lembrar que há diferentes tipos de manutenção para momentos variados, como as atividades preventivas, preditivas e corretivas, que devem ser marcadas em tempo diferente com base na locação.

A partir desse acompanhamento e da visibilidade sobre a ordem dos trabalhos é possível identificar os equipamentos em falta, os itens parados e aqueles que não devem mais circular, formalizando uma organização interna assertiva.

3. Não se comunicar com a equipe

De nada adianta mudar processos, acompanhar os trabalhos e realizar ações novas se o foco é no microgerenciamento, sobrecarregando o gestor e deixando de acompanhar a equipe de maneira benéfica.

Se houver mudanças na empresa, adesão de tecnologias ou métodos que ajudem a qualificar os trabalhos, o ideal é comunicar a todos sobre essas melhorias e ensinar como trabalhar em conjunto com elas. É aqui que entram treinamentos, reuniões de alinhamento e, enfim, conversas para entender quais as expectativas para cada tipo de trabalho.

O mesmo vale para situações em que há problemas por conta de algum erro de serviço, um momento que deve ser discutido posteriormente para o gestor entender o que aconteceu, direcionar o caso e tratar as soluções com o funcionário.

Para uma boa comunicação, é essencial ouvir o lado do colaborador, do cliente e entender como poderia ter sido diferente, evitando repetir os erros.

4. Evitar automação de ações

Por fim, um último erro na gestão de locadoras é identificar as falhas, erros e melhorias e, no final, não estar aberto para possibilidades de qualificar os trabalhos, como ao usar softwares de gestão em locadoras.

É a partir desse e outros serviços que os processos são melhor desenvolvidos, que o gestor passa a ter boa visualização sobre sua equipe e atividades ou mesmo que os resultados comecem a crescer, garantindo renome da marca.

Se houver uma postura reativa quanto às automações, a empresa pode ficar estancada ou mesmo diminuir as atuações.

E então, o que achou desses 4 erros na gestão de locadoras? Sabe quais são e como evitá-los? Aproveite para avisar seus contatos compartilhando em suas redes sociais!

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