Máquinas e equipamentos

Compras e vendas na locadora: como usar o ERP nesses processos

O uso do ERP na locadora pode ser o diferencial para compras e vendas de qualidade. Leia este artigo para entender.


O ERP na locadora é um sistema que centraliza e unifica dados da empresa, que vão desde as informações sobre contratos e aluguel de produtos até detalhes sobre entregas, manutenções e devoluções.

No campo da venda e compra de equipamentos ou peças, o ERP na locadora pode ser um centro de apoio não apenas para acompanhar as transações, mas para automatizar atividades e gerar praticidade para a locadora. Como exemplo, separamos algumas aplicações do ERP que podem fazer diferença na gestão.

Quer conhecer mais sobre o assunto? Continue lendo e confira!

Análise de negócios e serviços

Para começar, o ERP na locadora pode ser direcionado para o momento de análise do negócio e direcionamento dos serviços. Como exemplo, é possível usar a ferramenta para organizar e administrar os clientes, compilando informações sobre cada um dos contratos, status de locação e responsabilidades pendentes.

Além disso, esse mapeamento pode ser feito para dados de fornecedores e possíveis leads, atingindo uma gestão completa das atividades antes, durante e após os trabalhos.

Compras e pedidos de mercadoria

Para o uso direto em compras de mercadoria, o ERP na locadora pode ser voltado para ações diretas, ao automatizar o pedido de compras, o recebimento de mercadoria ou mesmo a devolução dos produtos.

Além da tratativa direta com o item, o ERP pode dar entrada em Notas Fiscais, realizar devoluções das mesmas e mapear despesas de importação, organizando quantidades, prazos e datas de compras e entregas.

Vendas e tratativas com o cliente

Se o foco da locadora for em momentos de venda, o ERP na locadora pode ser programado para realizar cotações entre as partes, organizar e agilizar pedidos de venda, coordenar entregas e devoluções ou mesmo ajudar com a gestão de Notas fiscais, contemplando sua criação e devolução.

Além disso, o ERP na locadora também pode trabalhar com a integração de CRM para construir uma boa experiência com o cliente.

Banco e inventário

O ERP na locadora pode ser um apoio em atividades voltadas às necessidades em bancos, como ao pagar e receber contas, no controle de depósitos, na organização de cheques emitidos, na definição de sistemas de pagamento e recebimento ou mesmo na hora de realizar e extratos, conciliações e reconciliações.

Acompanhamento das atividades pelo ERP

Além dos serviços de compra e venda, o ERP na locadora pode acompanhar outros segmentos, como no desenvolvimento de relatórios, em emissões fiscais, na estruturação do produto para a produção e outras atividades que ajudam as equipes e gerentes.

Há diferenciais com o uso do ERP na locadora?

O ERP é um sistema que centraliza os dados da empresa e automatiza algumas ações. Assim, com base nos usos aplicados, é comum o ERP revelar ótimos resultados, como:

  • Agilizar e gerar praticidade em atividades mecânicas;
  • Contribuir com prazos de entregas e devoluções;
  • Ajudar a acompanhar as etapas de contrato com o cliente;
  • Acompanhar as etapas de entrega ou devolução de um equipamento;
  • Controlar o estoque para melhorar os contratos;
  • Otimizar a performance da equipe;
  • Ser a base para relatórios;
  • Desenvolver mudanças estratégicas pelos insights gerados.

O ERP na locadora pode ser aderido com planos diferenciados, então os benefícios podem variar de acordo com o contrato, porém, os resultados sempre são otimizados e direcionados para a melhor gestão da locadora, contribuindo para o crescimento da empresa e destaque no mercado.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as aplicações do ERP na locadora, basta entrar em contato com a Loc1 e entender quais trabalhos podem ser mais vantajosos para sua locadora!

 
→ Conheça o LOC1:

Posts similares

Receba notificações de nossos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Assine nossa newsletter!