LOC1

5 sinais de que é preciso fazer ajustes na gestão de frota

Veja quais são as evidências mais claras de que está na hora de fazer mudanças na gestão de frota da sua empresa.


Se você é um profissional que faz gestão de frota, provavelmente tem um peso enorme em seus ombros. Há muitas variáveis ​​a serem consideradas, e o desempenho de cada uma delas reflete no seu negócio.

Embora a experiência no campo seja algo que vem com o tempo, certos erros podem custar dinheiro e afetar a satisfação do cliente. Então, por que os planos de frota falham? 

Aqui estão alguns sinais comuns de que é preciso olhar para a estratégia e fazer ajustes!

Gestāo de frota: sinais de que é preciso ajustá-la

1. A estratégia é pouco mensurável

Um dos maiores erros que os gerentes de frota cometem é desenvolver planos que são muito irracionais para serem seguidos. O erro é agravado por não ter um ciclo de feedback para saber onde os planos estão falhando. Isso pode levar à rotatividade de funcionários e também é um uso ineficiente do tempo. 

Para que um plano seja bem-sucedido, você precisa ter metas mensuráveis ​​e dados acionáveis. Saber o que funciona e o que não funciona o ajudará a tomar decisões de negócios mais inteligentes e a se adaptar mais facilmente às mudanças.

2. A manutenção dos veículos não segue um fluxo previamente pensado

Às vezes, parece fácil adiar a manutenção quando todos os seus veículos estão em lugares diferentes em momentos diferentes. O problema é que pular os procedimentos de manutenção e reparo pode afetar o desempenho do veículo, os custos de combustível e a segurança dos motoristas.

Para evitar avarias inesperadas e reparos dispendiosos de última hora, faça manutenção preventiva. 

→ Leia também: Como usar a tecnologia para melhorar a gestão de manutenção

3. Os profissionais envolvidos estão ficando sobrecarregados

A pressão de gerenciar uma equipe inteira pode ser exaustiva, especialmente quando os negócios começam a crescer. Uma parte importante do sucesso como gerente de frota é aprender a manter as operações em movimento enquanto faz malabarismos com várias responsabilidades ao mesmo tempo. 

Se você está ficando sobrecarregado, talvez seja hora de pedir ajuda extra, utilizando a tecnologia para simplificar e esclarecer em que você deve se concentrar. 

4. Há interpretação incorreta dos dados (ou ausência dela)

Alguns gestores de frota que se sentem apressados ​​ou sem experiência podem usar dados incompletos ou incorretos ao tomar decisões importantes. Em alguns casos, eles podem interpretar mal os dados e cometer erros que prejudicam os lucros e a produtividade.

As tecnologias certas interpretarão grandes volumes de dados e fornecerão soluções para esses pontos de dados de maneira clara e acionável. Se a tecnologia da sua frota for confusa ou pouco clara, é fácil ser ineficiente e interpretar mal os dados. 

5. A comunicação da equipe está truncada

Outro dos erros mais comuns dos gestores é não desenvolver uma estratégia de comunicação eficaz. Você precisa ser capaz de alcançar os funcionários a qualquer hora do dia quando eles viajam para locais de trabalho e locais de entrega. 

Deixar essas conexões importantes passarem pode levar à confusão, frustração e atrasos. A satisfação de seus clientes depende de sua capacidade de se comunicar de forma rápida e eficiente.

Conheça nossa aplicação complementar ao SAP Business One para gestão de frota

Aqui na LOC1, nós nos orgulhamos de oferecer ao mercado uma aplicação complementar ao SAP Business One 100% dedicada à gestão de frotas. Ela é integrável ao ERP, pois foi desenhada com a tecnologia SAP.

Com o Painel de Frota, de manutenção, você pode tornar a gestão dos veículos da sua empresa ainda mais inteligente, com digitalização de ponta a ponta. 

E isso sem perder a integração desse processo específico com os demais controles do seu negócio. Afinal, tudo está em diálogo instantâneo com o SAP Business One.

Ao implementar a gestão de frota integrada ao SAP Business One, você poderá ter registros sempre atualizados em tempo real, por exemplo, sobre:

  • a disponibilidade dos veículos;
  • quando é necessário fazer manutenções (inclusive de componentes específicos);
  • chamados de serviços;
  • abastecimento de combustível;
  • documentação;
  • manutenções internas ou realizadas por terceiros;
  • e muito mais. 

→ No vídeo a seguir, confira uma apresentação da nossa solução de gestão de frotas integrada ao SAP Business One:

 

Posts similares

Receba notificações de nossos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Assine nossa newsletter!