Veículos e mobilidade

Gerenciamento de frotas: como melhorá-lo em sua locadora

Veja algumas dicas para melhorar o gerenciamento de frotas em sua empresa, começando a partir de agora.


O gerenciamento de frotas é o termo que sintetiza todos os processos que empregamos para administrar as informações da frota e ativos, desde a aquisição até o descarte. Ele permite que as locadoras de veículos reduzam custos, aumentem a eficiência e garantam a conformidade em toda a operação.

Neste artigo, além de refletir sobre a importância de um bom gerenciamento de frota, você vai ver dicas de como torná-lo altamente eficiente em sua locadora. 

Acompanhe!

A importância do gerenciamento de frotas e o desafios relacionados

As locadoras de veículos lidam com uma frota que precisa ser muito bem administrada, afinal ela é o principal ativo, são o core business. 

Logo, um bom gerenciamento de frota deve visar o controle de todo o ciclo de vida dos veículos, redução dos riscos associados, melhorias da eficiência, manutenções, garantia do cumprimento da legislação etc. 

Agora, supervisionar uma frota de veículos pode ser uma tarefa difícil. Qualquer pessoa que esteja envolvida na logística de frotas provavelmente gastou horas incontáveis ​​revisando programações, registros de manutenção de veículos, requisitos variados e uma série de problemas que têm a tendência de surgir nos piores momentos.

Nas locadoras não é diferente, pois trata-se do gerenciamento de uma frota que deve estar sempre em excelentes condições e disponível para os clientes. Especialmente aquelas locadoras que alugam frotas para empresas, que não podem perder prazos de manutenção, precisam fazer substituições inesperadas, e uma série de outros desafios do dia a dia da operação.

Como um software de gestão de locadoras pode ajudar no gerenciamento de frotas

A boa notícia é que o gerenciamento de frotas está muito mais moderno, é amparado por tecnologias que facilitam a operação, tornam as decisões dos gestores muito mais amparada por dados.

Usar dados de forma eficaz tem tudo a ver com a identificação de métodos de interpretação que fornecem uma visão sobre como a frota funciona. 

Com um software de gestão de locadoras que contemple o gerenciamento de frotas, é possível lidar melhor com os seguintes problemas:

  • dificuldades para localizar onde está cada veículo de sua frota;
  • ações manuais de operadores, sem automações;  
  • grandes volumes de veículos para faturar, com variadas regras de faturamento;
  • falta de registros de todas as movimentações dos veículos;
  • dificuldades para apresentar resultados para contato com bancos;
  • falta de informações para decidir sobre o momento da revenda para capitalizar sua locadora;  
  • complexidades de preservação das receitas de cada veículo;
  • necessidades constantes de manutenções (corretiva e preventiva) dos veículos para preservar o ativo;
  • falta de organização ou planejamento de compras;
  • falta de controle de pagamentos e recebimentos de multas;
  • dificuldades para controlar itens consumidos nas manutenções;
  • complexidades para controlar a rede de parceiros para manutenções;
  • complexidades para controlar franquias e excedentes automaticamente
  • diversos sistemas que não conversam entre si e, portanto, não tem informações íntegras;
  • apuração manual ou em Excel, dos Indicadores de performance de Vendas e Resultado das Lojas, DRE etc.

Perceba que o gerenciamento de frotas que um bom software de gestão de locadoras facilita vai muito além dos cuidados com os veículos em si. Abarca uma visão mais holística do negócio, tendo a gestão da frota como uma ação fundamental. 

Em suma, com um bom software de gestão de locadoras, é possível administrar a frota, automatizar faturamento, otimizar o planejamento de manutenção, registrar todas as movimentações dos veículos. E tudo isso com alta integridade financeira, fiscal e contábil.

→ Leia também: 

→ Veja como o LOC1 ajuda a tornar a gestão de frotas mais eficiente: 

Como está o gerenciamento de frota em sua locadora? Conheça agora o LOC1 | Veículos e Mobilidade e veja como essa solução pode lhe ajudar!

Posts similares

Receba notificações de nossos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Assine nossa newsletter!