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Você sabe quanto custa um cliente insatisfeito?

O atendimento é o ponto chave para o sucesso de qualquer tipo de negócio, o que nao é diferente no mercado de locacao. Entenda os custos do cliente insatisfeito.


Um cliente insatisfeito com certeza pode impactar negativamente muito mais do que você imagina. Afinal, sem eles, sua Locadora provavelmente não existiria. 

Seja sincero: você já pensou nisso antes? Tem a noção de quanto custa um cliente insatisfeito?

O atendimento é o ponto chave para o sucesso de qualquer tipo de negócio, principalmente Locadoras. Portanto, neste artigo, vamos mostrar o quanto um cliente insatisfeito pode impactar negativamente no seu negócio. 

Assim você terá uma visão mais ampla e perceberá que o atendimento é o ponto chave, que divide as Locadoras que tem sucesso das que fecham em menos de 5 anos. 

Boa leitura!

Você sabe a importância do cliente para a sua Locadora?

Essa pergunta é fundamental para você entender a importância dos clientes para a sua Locadora. Você até pode dizer agora que a “Missão e Valores” da empresa estão relacionadas a importância dos clientes, mas será que é isso que acontece na prática?

Vamos falar por experiência própria: muitas Locadoras chegam até a gente com problemas no atendimento aos clientes, e sabe o que é melhor? A Missão e os Valores são exatamente o contrário do que acontece no dia a dia:

O cliente não recebe um bom atendimento e fica insatisfeito com o serviço prestado.

Nesse caso, você perderá o cliente, pois o mesmo nunca mais cogitará a hipótese de fazer uma locação com a sua empresa novamente, afinal, o atendimento é a base para que o relacionamento entre cliente e empresa seja duradouro.

Além de não voltar mais para novas locações, clientes insatisfeitos também não recomendam a sua Locadora, disseminam raiva e aborrecimento e não fidelizam. Continue lendo o artigo, explicamos mais sobre cada ação do cliente insatisfeito.

Clientes insatisfeitos não recomendam a sua Locadora

O cliente encontrou a sua Locadora, fez a locação de um trator, por exemplo, e o serviço prestado não foi eficiente. Faltou comunicação e quando o cliente foi buscar uma solução, a empresa não lhe atendeu prontamente. 

Qual a consequência disso?

Provavelmente o cliente vai esperar a locação acabar — ou até mesmo buscar cancelar o contrato — e nunca mais voltar para novas locações. E pior que isso, se algum amigo ou conhecido solicitar indicação de Locadoras, o nome da sua não será indicado.

Resumindo: clientes insatisfeitos podem custar muito mais caro do que você imagina. E olha que nem apresentamos todos os malefícios ainda!

Disseminam raiva e aborrecimento

Além de não recomendar, o cliente insatisfeito é aquele que faz reclamações, procura as Redes Sociais para opinar negativamente sobre a empresa, dá baixas avaliações em sites, como o Reclame Aqui, e tudo isso com razão.

Com o avanço da tecnologia, a disseminação de raiva e descontentamento com algum serviço prestado é instantânea. Qualquer uma pessoa tem acesso às redes sociais, aplicativos de mensagens e sites de reclamações. Basta entrar em um computador, tablet e smartphone e pronto: é possível espalhar o atendimento negativo.

Essa ação pode prejudicar drasticamente a sua Locadora. Existem históricos de empresas que decretaram falência devido a grande insatisfação dos clientes. É isso que você quer para o seu negócio? Temos certeza que não!

Se você está buscando a mudança, continue lendo o conteúdo. No último tópico apresentamos uma dica para você oferecer uma boa experiência aos clientes.

Não fidelizam

Além de não recomendar a sua Locadora e compartilhar a insatisfação na Internet, clientes insatisfeitos também não fidelizam. Para você ter ideia do poder negativo que isso traz, vamos apresentar a ideia do célebre consultor de marketing, o norte-americano Philip Kotler.

“Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Segundo Kotler, as empresas acabam focando apenas na imagem externa e na aquisição de novos clientes quando, na verdade, poderiam investir na fidelização dos clientes atuais. O segredo para Philip está na construção de um relacionamento a longo prazo, e não na venda em sí.

Sendo assim, a não fidelização se torna um problema gigantesco, gerado quando a sua Locadora não preza pelo bom atendimento e serviço prestado ao cliente. Então, resumindo: quanto custa um cliente insatisfeito? Bem caro!

O que fazer para oferecer uma boa experiência aos clientes?

Não olhe apenas para as vendas, foque no atendimento aos clientes!

As vendas podem gerar bons resultados para o seu negócio em um curto espaço de tempo. Mas pensando no longo prazo, focar apenas em vender pode trazer sérios problemas para a sua Locadora.

Portanto, a dica é: foque no atendimento, ofereça uma boa experiência de locação aos clientes, independente do nicho que você atua. Para isso, você pode contar com tecnologias eficientes, que são tendência quando o assunto é otimização do atendimento.

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