Máquinas e equipamentos

Inteligência Empresarial: onde e como digitalizar sua locadora

Entenda por que a inteligência empresarial, nos negócios de locação, hoje passa obrigatoriamente pela digitalização dos negócios.


O mercado de locação (de máquinas, equipamentos e veículos etc.) tem crescido muito nos últimos anos. 

Segundo a consultoria Industry Research, o mercado global de aluguel de carros deve crescer a uma taxa anual de 17% até 2024. A estimativa é de que ele movimente uma receita de mais de 103,75 bilhões de dólares no período.

Já o mercado global de aluguel de equipamentos de construção deve movimentar US$ 136,5 bilhões até 2027, de acordo com um relatório da Grand View Research, Inc.

Essa movimentação toda se dá por diversas razões, mas principalmente por conta da transformação digital que esse setor vem experimentando.

Neste artigo, queremos provocar sua reflexão sobre a importância de investir em digitalização para tornar sua locadora ainda mais inteligente.

Para isso, preparamos algumas dicas de como avançar ainda mais neste campo. 

Confira!

Frentes a se digitalizar em seu negócio de locação para melhorar os resultados

Invista em ferramentas para melhorar a experiência do cliente

Os clientes podem desfrutar de uma experiência sem atrito quando o serviço de aluguel de está disponível na ponta dos dedos. 

As empresas podem usar tecnologias remotas e baseadas em aplicativos, por meio das quais os usuários podem reservar seus ativos (veículos, máquinas, equipamentos etc.), fazer upload de documentos para verificação, firmar contrato, entre outros processos.

Além da conveniência, uma boa experiência também deve visar a melhoria na acessibilidade, proporcionando autoatendimento e uso de chatbots, por exemplo. 

A ideia é simplificar todo o processo de locação, tornando-o mais rápido e centrado no cliente. Como resultado, também haverá uma maior lucratividade e melhor retenção de clientes.

Reduza a papelada, digitalize os processos o máximo possível

Na era dos serviços “sob demanda”, os clientes não têm mais paciência para ficar em filas, preencher formulários. Eles não suportam mais a burocracia com a mesma paciência que tinham há cinco anos. 

A redução nos tempos de espera e os serviços de aluguel quase instantâneos são as principais mudanças trazidas pela digitalização. 

Isso significa que os provedores de serviços de aluguel devem verificar dispor de soluções integradas de gestão. Dessa forma, automatizam processos como atendimento, contratos, manutenção etc. 

E a boa notícia é que um sistema de gestão para locadoras está cada vez mais barato e fácil de implementar. 

→ Você já conhece o LOC1? Confira as três versões do software:

Dê mobilidade ao seu time 

Com a introdução de tecnologias digitais, as empresas de locação obtêm sucesso na redução de despesas e também na simplificação dos fluxos de trabalho.

Simplificar os processos, aliás, é fundamental. Uma maneira de fazer isso é dando à equipe mais mobilidade. Ou seja, retirando as restrições que fazem das quatro paredes do escritório a única maneira de acessar os sistemas e trabalhar.

Ao fornecer tecnologia digital para que os funcionários possam trabalhar em campo ou em casa, as locadoras também conseguem elevar a produtividade. E isso, com toda certeza, se transforma em maiores margens de lucro. 

Que tal, nós conseguimos lhe fazer refletir sobre a inteligência empresarial em negócios de locação? Baixe agora um eBook no qual mostramos como você pode criar sua locadora digital!

Posts similares

Receba notificações de nossos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Assine nossa newsletter!