LOC1

Você sabia que as Locadoras precisam de um sistema ERP?

Veja por que um sistema integrado de gestão empresarial (ERP) é fundamental no mercado de locação.


Investir em ferramentas, principalmente com o avanço da tecnologia, é um ponto forte para as empresas. Para estar passos na frente da concorrência, é necessário fazer algo diferente. 

E melhor: para conseguir alcançar resultados positivos, muitas vezes é necessário contar com sistemas e ferramentas que ajudam na gestão, organização, registros e todo controle que envolve uma Locadora. 

A solução dos problemas das locadoras é o sistema integrado de gestão empresarial, conhecido popularmente no mundo todo como ERP. Para te explicar porque essa ferramenta é fundamental para o avanço das Locadoras, vamos apresentar os seus principais benefícios.

Confira e tenha uma ótima leitura!

Organização

A organização é necessária em todos os setores, mas podemos afirmar que principalmente quando se trata de locações.

Isso porque a Locadora precisa estar sempre atualizada, gerando relatórios, elaborando planilhas, controlando e organizando preços, equipamentos, ações, com todas as características, desde a cor até o tipo, independente do nicho em que atua.

Um sistema ERP eficiente é capaz de oferecer toda essa organização do jeito certo, o que proporciona aos empresários do setor mais tranquilidade e eficiência nas ações. 

A mão humana erra, isso pode acontecer, e algumas vezes esses erros podem comprometer toda a operação. Além de mais organização, com um ERP a Locadora estará evitando erros e garantindo o sucesso das locações.

Registro das locações

Independente do nicho da Locadora, uma coisa é certa: vai precisar registrar todas as locações para ter controle dos equipamentos que entram e saem, qual a integridade, como foi a devolução e se está tudo certo com o item locado.

Para realizar esse registro com eficiência, Locadoras estão optando por gerenciar todas as locações através dos sistemas de ERP. Essas ferramentas são eficientes e fundamentais porque conseguem armazenar todos os mínimos detalhes de cada operação.

Controle da disponibilidade

Se um cliente fazer a locação de um equipamento que não está disponível, o que acontece? Provavelmente a Locadora terá que ressarcir o cliente e, além disso, às vezes até oferecer um equipamento mais caro por conta do erro.

Com um controle da disponibilidade eficiente, as Locadoras evitam essa dor de cabeça de errar, locar algo que, na verdade, não está disponível. Com um sistema ERP integrado, é possível ter várias funções acessíveis, como, por exemplo:

  • Painel dos itens locados, em manutenção ou mesmo reservados;
  • Relatórios com informações sobre itens de baixo e alto giro;
  • Inventários dos itens.

Quando a Locadora atinge esse nível de controle, passa a entender melhor a sua demanda, otimizando o estoque em momentos específicos do ano, com base no aumento ou diminuição dos pedidos. Resumindo, passa a agir estrategicamente!

Manutenção

Os empresários, donos de Locadoras normalmente possuem uma dor em comum: o gasto com manutenção. Essa é uma dor que atrapalha o rendimento de todos outros setores de uma Locadora, e também os seus resultados.

Locar um equipamento sem realizar a manutenção é o que mais traz dores de cabeça para as locadoras. Pense com a gente: se uma Locadora disponibiliza para o cliente uma empilhadeira sem manutenção e a mesma apresenta falhas por falta de manutenção do tempo do aluguel. Quem terá que resolver a questão prontamente? Ou mandando uma equipe para reparo do equipamento ou oferecendo outra máquina para o cliente?

É o empresário! Então, a partir do momento que uma Locadora investe em uma solução ERP, consegue guardar as informações detalhadas, como datas, características dos equipamentos e defeitos, e assim pode optar por manutenção preventivas ou preditivas, evitando que esses equipamentos fiquem fora de circulação.

Atendimento ao cliente

Além de tudo que foi citado até aqui, um sistema ERP também proporciona para uma Locadora a solução completo de gerenciamento dos processos de cotação, negociação, contratos, medições, reclamações, devoluções e garantias.

Ou seja, o setor de atendimento ao cliente também estará amparado, com uma ferramenta ótima para controlar todas as informações dos usuários, desde as obrigações do contrato até às garantias que foram concedidas.

Enfim, o sistema ERP realmente é uma solução necessária para grande parte das Locadoras brasileiras, portanto, esse é um nicho que está em grande expansão — e você pode se beneficiar disso!

Esse é o assunto de outro artigo que publicamos em nosso blog: “Vale a pena comercializar ERP para Locadoras?”. Sugerimos que continue a leitura!

Posts similares

Receba notificações de nossos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Assine nossa newsletter!