Máquinas e equipamentos

Gestão de faturamento em locadoras: 4 sinais de que é preciso melhorar

Conheça os sinais mais claros de que a gestão de faturamento precisa ser melhorada em um negócio de locação.


A gestão de faturamento é um processo vital nas locadoras, especialmente aquelas que estão em pleno crescimento e que precisam tornar suas rotinas mais sistematizadas e eficientes.

Muitas locadoras sentem dificuldades em lidar com seus setores faturamento e financeiro, devido ao excesso de trabalho manual que acarreta no gasto excessivo de tempo, falta de padronização, necessidade de mão de obra adicional, entre outros obstáculos.

Sobre isso vamos ajudá-lo a refletir ao longo deste artigo.

Continue lendo para ver quais são os sinais mais claros de que é preciso melhorar a gestão de faturamento da sua locadora!

Sinal 1: Há muitos erros nos cálculos variáveis dos contratos

O pool de equipamentos disponível no portfólio de muitas locadoras faz com que não seja possível padronizar os tipos de contratos realizados com clientes. No que diz respeito aos valores cobrados, muitas vezes é preciso fracionar os preços devido a particularidades de cada contrato.

Um sinal claro de que é preciso inserir mais inteligência no processo de faturamento é quando começam a ser percebidos erros nos cálculos variáveis dos contratos. Isso geralmente acontece quando o processo é realizado manualmente, sem automatização.

Sinal 2: Dificuldade para localização e análise de contratos

Muitas locadoras sequer tratam a gestão de contrato como parte da gestão de faturamento. Essas, e mesmo as que têm essa visão mais atualizada, normalmente trabalham de uma maneira antiga com seus contratos.

É um erro enorme arquivar e administrar contratos somente em papel. Isso porque essa prática é bastante passível de extravios, além de dificultar as análises pelos gestores.

Muitas vezes, quando os profissionais percebem um contrato já está vencido há vários meses, e o cliente está sendo faturado com valores antigos, o que reduz a margem de lucro da locadora.

Sinal 3: A inadimplência vem aumentando

Com o baixo desempenho da economia, a inadimplência é uma realidade cada vez mais presente, seja na vida dos consumidores ou das empresas.

O que muitos gestores de locadoras não percebem é que uma gestão de faturamento ineficiente pode contribuir para que os clientes atrasem pagamentos ou mesmo deixem de pagar.

Isso pode acontecer por que as faturas são enviadas com atraso, ou muito em cima da data de vencimento; extravios de boletos (enviados unicamente pelo correio); rotinas de cobrança pouco sistematizadas e eficientes etc.

Sinal 4: Os gestores não têm informações atualizadas em tempo real

A eficiência da gestão de faturamento é bastante comprometida quando os gestores simplesmente não dispõem de ferramentas para emitir e analisar relatórios.

Se é preciso localizar e consolidar diversas planilhas manualmente, o tempo gasto com isso é jogado no lixo. Por exemplo, se o gestor não consegue ter informações atualizadas sobre fluxo de caixa, vendas, contas a pagar e receber, orçamentos etc., ele vai passar muito tempo “caçando-as” e também não ficará seguro de que está realizando decisões acertadas.

Algum desses sintomas são percebidos no seu negócio? Conheça agora o LOC1 e veja como este sistema pode ajudar:

 

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