Veículos e mobilidade

5 dicas de redução de custos em locadoras de automóveis

Veja o que você pode fazer para alcançar a redução de custos em sua locadora sem comprometer a qualidade e a competitividade.


O mercado de locação de veículos, em constante mudança e altamente competitivo exige, investimentos. Ao mesmo tempo, requer esforços constantes de redução de custos.

Com a economia nacional problemática, esse desafio é ainda maior. Mas, não significa que os gestores de empresas de locação não tenham alternativa.

Confira, a seguir, algumas dicas de redução de custos que você pode colocar em prática na sua locadora a partir de agora!

5 dicas de redução de custos em locadoras de veículos

1 - Antecipe as reivindicações de automóveis

Antecipar reclamações de automóveis costuma ser uma fonte de complicações na gestão do negócio de aluguel de veículos. 

Um cliente acabou de sofrer um acidente de carro? O seu veículo alugado foi roubado ou danificado? Não espere para relatar uma reclamação junto à seguradora. 

Mais importante ainda: a análise do impacto do sinistro pode ajudar a identificar uma relação de causa e efeito entre o sinistro e a categoria do veículo propenso a acidentes. 

Em suma, antecipar reclamações de automóveis e adaptar sua oferta de serviços é o primeiro passo para redução de custos.

2 - Detecte os veículos que aumentam gastos

Você pode não perceber, mas pode haver veículos em sua frota que contribuem significativamente para seus custos. Idade e quilômetros rodados são as principais causas do aumento dos custos. 

Identifique esses veículos em sua frota e venda-os no momento certo antes que afetem sua lucratividade. 

Ferramentas eficazes de análise e relatório e seus recursos de gerenciamento de custos e sinistros, o ajudarão muito a antecipar e planejar a venda desses veículos. Com isso, é possível conseguir uma significativa redução de custos.

3 - Otimize a transferências de veículos alugados entre unidades

Se sua locadora de veículos possui várias unidades, saiba que uma boa gestão das transferências de veículos permite controlar melhor os custos. 

Também aqui é essencial um conhecimento aprofundado da sua oferta e da sua frota. Estar ciente das deficiências na oferta de algumas unidades permitirá que você indenize o excedente de veículos de outras. 

Na prática, a ideia é poder oferecer um serviço contínuo de qualidade em todas as filiais. Faça isso e você verá a redução de custos acontecendo.

4 - Conheça os gastos para negociar melhor e chegar à redução de custos

É necessário conhecer os gastos da sua locadora para negociar melhor. Quanto mais conhecimento você tiver sobre o assunto, melhor será seu poder de negociação com fornecedores e prestadores de serviços (oficinas, por exemplo). 

A lucratividade envolve necessariamente economia em custos de compras, manutenção e reparos. Sua experiência no assunto desempenha um papel fundamental na negociação com partes interessadas externas. Consequentemente, propicia a redução de custos.

5 - Gerenciar o faturamento de avarias aos seus veículos de aluguel

A cobrança de danos aos seus veículos de aluguel também não deve se arrastar. Na verdade, infelizmente é comum encontrar seu veículo danificado no momento da entrega. 

Identifique o dano rapidamente e certifique-se de cobrar o cliente conforme os termos do contrato. Esses detalhes não devem ser menosprezados se você não quiser acabar pagando a conta sozinho. 

→ Quer gerenciar melhor sua locadora e alcançar a redução de custos? Conheça agora o LOC1 | Veículos e Mobilidade!

Posts similares

Receba notificações de nossos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Assine nossa newsletter!