Veículos e mobilidade

Terceirização de frotas: como conquistar clientes para esse serviço

Planeja oferecer terceirização de frotas aos clientes da sua locadora? Veja nossas dicas para obter sucesso nessa empreitada.


Para as empresas contratantes, a terceirização de frotas pode atender a uma mistura de objetivos. Da redução de custos operacionais ao aumento do foco nas atividades essenciais, passando pela utilização e maximização de recursos externos especializados, liberação de recursos internos para outras finalidades e otimização e aumento da eficiência dos processos da frota.

Para as locadoras, ela vem se mostrando um excelente negócio. À medida que a cultura da posse de ativos vem sendo suplantada pela ideia de uso como serviço, as oportunidades aumentam.

O ano de 2020 é um divisor de águas neste sentido. Com o acirramento da crise, a partir da pandemia, os especialistas acreditam que pequenas e médias empresas devem se desfazer das suas frotas. Elas vão preferir alugar sob demanda, reduzindo assim os custos. 

Logo, as locadoras preparadas para fornecer veículos para atender a essa demanda também terão excelentes oportunidades de negócios.

Agora, como entrar neste mercado? Como conquistar clientes para o serviço de terceirização de frotas da sua locadora?

Confira nossas dicas a seguir!

Planeje o serviço de terceirização de frota

A concorrência dos serviços de terceirização de frotas tende a aumentar. Então, você precisa criar um diferencial para sua locadora. Antes de colocar esse serviço na praça, pense em como você pode fazer diferente.

Algumas dicas:

  • pense na customização de frota para os clientes;
  • incorpore manutenções periódicas preventivas e de reparação;
  • ofereça veículos sustentáveis etc.

Em suma, você precisa pensar e agir diferente dos concorrentes. Deve incluir valores intangíveis em seu serviço, para que o preço não seja o único critério de escolha do cliente. 

Crie e execute um plano de marketing para esse serviço

Quem não é visto, não é lembrado. Estruture um plano de marketing que dialogue com sua estratégia comercial. Aproveite os meios digitais para chegar até seu cliente.

Para isso, não esqueça de definir um público alvo. Serão pequenas, médias ou grandes empresas as suas clientes? Você está alugando frotas de veículos leves ou pesados? 

Verifique a maneira mais adequada para se comunicar com esses clientes em potencial: tom de voz, meios de contato, mensagens personalizadas, periodicidade de envio de e-mails marketing etc. 

Considere criar uma loja virtual ou um serviço de locação por assinatura. O e-commerce tem crescido muito, e as empresas também têm adquirido produtos e serviços via internet. 

→ Leia também: E-commerce para locadoras de veículos: como fazer!

Faça prospecção ativa

A prospecção ativa também é fundamental. 

Hoje, se sua equipe não tem braço para ligar nas empresas e conversar com o gerente de logística, você pode contratar empresas especializadas neste serviço — que, muitas vezes, cobram pelo volume de oportunidades de negócio geradas.

Não espere que seu cliente potencial procure pelo serviço de terceirização de frotas da sua locadora. Vá até ele e mostre os benefícios, convença-o de que essa oferta vai trazer vantagens para seu negócio. 

Mantenha a frota impecável

É muito importante caprichar nas manutenções e nos cuidados com o visual da frota. 

As empresas estão cada vez mais exigentes quanto a isso, então faça tudo o que achar necessário para ter sempre veículos bem cuidados, impecavelmente limpos, que encham os olhos da clientela. 

O fornecimento de álcool gel e máscara aos clientes que fazem locação, por exemplo, podem ser muito valorizados. Vale seguir à risca as recomendações dos especialistas e também ter um pouco de criatividade na hora de conquistar a confiança de clientes que estarão muito mais cautelosos depois de todo o trauma vivido pela pandemia.

5. Integre processos da sua locadora

Por fim, não esqueça da gestão administrativa da sua locadora. Use um bom sistema de gestão de locadoras para integrar todos os processos, melhorar os controles e gerir bem a frota.

A ideia por trás desse tipo de solução é ter um único ambiente tecnológico para administrar sua frota, automatizar seu faturamento, otimize o planejamento de sua manutenção, registre todas as movimentações de seus veículos, com alta integridade financeira, fiscal e contábil!

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O que achou das dicas que trouxemos para você conquistar mais clientes para seu serviço de terceirização de frotas? Deixe seu comentário!

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