Máquinas e equipamentos

Software de gestão: como funciona e como aplicar em locadoras

Ainda não sabe como esse tipo de sistema pode ajudar na rotina administrativa da sua locadora? Então continue lendo.


Gerenciar uma empresa é uma mistura de responsabilidades, envolvendo desde tarefas administrativas e financeiras até ações mais voltadas à coordenação. Entra nisso a definição do tipo tratamento com equipes, lidar com problemas dos colaboradores ou mesmo resolver questões com fornecedores ou terceirizados.

Com esse trabalho em locadoras, um gestor precisa ter etapas e atividades bem definidas para que todo o processo corra bem. Além disso, deve contar com serviços, produtos e inovações que ajudem a qualificar, agilizar e tornar algumas ações mais palpáveis.

Na prática, é impossível ter tudo isso sem contar com um bom software de gestão para locadoras.

Ainda não conhece como esse tipo de sistema pode ajudar nos trabalhos das locadoras? Então continue lendo e entenda já!

O que é um software de gestão?

O software de gestão nada mais é do que um programa que ajuda a controlar, avaliar, qualificar e mensurar as atividades da empresa. Tudo em um único ambiente que condensa as informações, facilitando as responsabilidades do dia a dia que o gestor ou empresário já possui.

Como ele é uma ferramenta gerencial, é possível utilizá-lo para ter uma visão ampla e total de todos os setores e etapas de trabalhos do negócio. Oferecendo maior controle e domínio dos processos aos responsáveis, resultando em uma melhor gestão.

Para isso, há alguns exemplos de software de gestão para locadoras que abordam melhor as necessidades dos profissionais, como exemplo do softwares ERP.

Como funciona o ERP na gestão?

O ERP (Enterprise Resource Planning) é um tipo de software que ajuda a sistematizar e integrar os setores de uma empresa. É com ele que o gestor pode acompanhar desde a entrada de produtos primários ou as devoluções de equipamentos até a sua venda ou locação.

É muito comum que locadoras, por exemplo, precisem que todo o passo a passo na hora de devolver, entregar ou direcionar um equipamento para manutenção seja bem documentado, evitando pular etapas e comprometer processos ou mesmo materiais e peças.

Com o ERP é possível ter bastante agilidade na análise e acompanhamento dos serviços, evitando ações engessadas.

Além disso, ele também pode ser usado dentro de segmentos específicos da empresa, que precisam acompanhar ações segmentadas de seu próprio departamento. Como ao formalizar uma venda ou locação por intermédio do colaborador e, com isso, ele não ter o seu trabalho paralisado por dependência de outra área, considerando que o ERP já apresenta informações e ações definidas em seu banco de dados.

Quais os benefícios com o software de gestão para locadoras?

Ao ser integrado no dia a dia da empresa, o software de gestão para locadoras pode oferecer benefícios diferentes de acordo com o tipo de trabalho, porém, há pontos gerais que fazem toda a diferença na rotina das equipes, dos gestores e na hora de analisar os resultados finais, como exemplo de:

Tecnologia integrada

Tecnologias e inovações que ajudam a automatizar processos (como por exemplo os processos de faturamento) e gerar mais assertividade, além de comparar as atividades e seus resultados e inúmeros outros benefícios que podem ser conferidos com o fornecedor.

Controle de estoque

Com o software de gestão em locadoras é possível controlar o número de produtos que estão alugados, os que estão no estoque ou mesmo aqueles em manutenção, evitando mal entendidos ou contratos com informações erradas.

Redução de perdas ou riscos

Considerando que haverá uma melhor visão das atividades, a locadora poderá acompanhar de um jeito palpável quais produtos estão em transporte, quais foram entregues, se há e quais são os riscos de perda ou mesmo manutenção.

Reconhecimento pelo cliente

Como o cliente pode ver as mudanças da locadora impactando diretamente nos serviços e produtos finais oferecidos para ele, sua experiência pode ser melhor e, assim, os feedbacks positivos tendem a crescer.

Todos esses benefícios podem ser complementados de acordo com o tipo de trabalho da locadora, afinal, o software de gestão para locadoras pode ser usado em empresas de diversas atuações, com possibilidades que se adaptam a partir das necessidades e rotina de trabalho do gestor ou responsável.

Vale lembrar que basta contatar uma empresa especialista para aderir ao uso do software, mas é importante conversar com os profissionais e entender especificamente como o software pode atuar no seu negócio, alinhando expectativas e apresentando as reais necessidades.

O que achou dessas informações sobre softwares de gestão? Gostou de entender melhor sobre o assunto e conhecer seus diferenciais? Então compartilhe em suas redes sociais e mostre para seus contatos os benefícios dessa escolha!

→ Conheça o LOC1:

Posts similares

Receba notificações de nossos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Assine nossa newsletter!