LOC1

Negócio de locaçāo de equipamentos: 5 erros para evitar em 2023

Neste ano desafiador para todo o mercado, confira quais equívocos devem ser evitados em um negócio de locação de equipamentos.


Os negócios de locação estão em alta no Brasil e no Mundo. No que diz respeito ao aluguel de automóveis, por exemplo, devem ser movimentados mais de 100 bilhões de dólares até o final de 2024.

Por isso, há muitas iniciativas de empreendimento neste mercado. O que faz com que a concorrência seja acirrada e, ao mesmo tempo, exija diferenciais competitivos dos empreendedores. 

Pensando nisso, trazemos, neste artigo, algumas dicas. Continue lendo para ver os equívocos operacionais e estratégicos que devem ser evitados!

Erros para evitar em seu negócio de locação em 2023

1. Ter um parque de ativos desatualizado

Seja qual for o tipo de bem fornecido por sua locadora, ele deve estar em acordo com o que seu cliente-alvo necessita. Muitas vezes, o grande problema é não observar os novos anseios dos clientes.

Por exemplo, no aluguel de máquinas e equipamentos, é possível que os clientes estejam buscando ativos com tecnologia embutida. Logo, não é viável insistir em ofertar bens sem essas características.

Dica: verifique junto a seu perfil de cliente ideal o que ele espera e avalie a possibilidade de investir na compra destes ativos. 

2. Não investir nos canais digitais

Estamos em 2023 e ainda há locadoras pouco articuladas em matéria de atenção digital a seus clientes. Ainda há empresários que acreditam que apenas disponibilizar um site institucional é suficiente.

No entanto, agora é preciso ser omnichannel, ou seja, atender aos clientes por meio de diversos canais. Especialmente os digitais: loja virtual, chat, aplicativos como WhatsApp, entre outros.

Dica: avalie por quais meios seus compradores costumam se informar e interagir com fornecedores. E estabelece um pool de canais que atendam a esses anseios. 

3. Manter processos realizados e gerenciados manualmente

Ainda no que diz respeito ao uso da tecnologia, não dá mais para um negócio de locação seguir sendo gerenciado de maneira manual. Afinal, o mercado é dinâmico e altamente competitivo, o que exige respostas rápidas às demandas operacionais e estratégicas.

O melhor caminho é investir em uma ferramenta na qual toda a rotina administrativa esteja automatizada. Para garantir que os processos seguem um padrão, que a equipe seja produtiva e que erros não sejam cometidos com frequência.

Dica: invista em um sistema integrado de gestão (ERP) desenhado sob medida para negócios de locação.  

4. Ignorar a integridade financeira, fiscal e tributária

Como os negócios de locação são bastante particulares quando se trata de compromissos fiscais e tributários, isso requer bastante atenção. Contudo, há ainda gestores de locadoras que tratam essas rotinas de maneira pouco integrada.

Na maioria das vezes, as áreas de finanças e controladoria usam planilhas de Excel que demandam bastante trabalho manual para serem analisadas. O que pode facilitar a ocorrência de erros que, no extremo, podem gerar multas de órgãos como a Receita Federal.

Dica: também neste caso, o melhor a se fazer é contar com um sistema onde finanças e contabilidade estejam em plena e constante sintonia. 

→ Leia também: Fórum Rent! de Contabilidade: desmistificando processos contábeis

5. Não acompanhar as tendências do mercado

Por fim, um erro bastante comum é não acompanhar as movimentações do mercado. Isso no que diz respeito às inovações em tecnologia e gestão, mas também em comportamento do consumidor, entre outros aspectos.

Dica: fique atento às dinâmicas do mercado de locação acompanhando publicações especializadas no tema. Por exemplo, acessando ao portal Inforental e também ao blog da LOC1.   

Quais são as tendências para o mercado de locação em 2023?

Nós preparamos um eBook onde dissecamos todas as tendências que os gestores de locadoras devem prestar atenção em 2023.

Neste material, que pode ser baixado gratuitamente, você vai ver:

  • por que o mercado de locação está mais em alta do que nunca;
  • como ele vem se desenvolvendo no Brasil e no mundo;
  • uma lista com 8 tendências que todo gestor de locadora deve conhecer;
  • e muito mais!

Clique no banner e faça download agora mesmo!

eBook-Tendências-do-mercado-2023

 

Posts similares

Receba notificações de nossos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Assine nossa newsletter!