Máquinas e equipamentos

4 dicas de gestão de faturamento em negócios de locação

Preparamos alguns conselhos para melhorar a gestão de faturamento na sua locadora. Confira.


O faturamento de uma empresa é uma das coisas mais importantes — se não a mais importante —, e é exatamente por isso que todos empresários precisam ficar de olho, atentos em todos os detalhes.

Um mal gerenciamento pode causar, em situações mais graves, até mesmo a falência da empresa, e temos certeza que esse não é o objetivo da sua locadora, certo?

Por mais que seja complexo de lidar, existem práticas eficientes para manter uma gestão de faturamento eficiente em Locadora. Então, pode ficar tranquilo, seguindo todas as dicas valiosas que vamos apresentar neste artigo você já estará um passo à frente.

Confira!

Mantenha o fluxo de caixa organizado

O fluxo de caixa é o ponto principal para qualquer gestão de faturamento. Independente das estratégias de organização que você vai utilizar na locadora, é importante sempre manter o fluxo de caixa organizado — e, é claro, ter todas as informações possíveis sobre custos, entradas e saídas.

Portanto, é indispensável que você acompanhe e registre todos os valores dos aluguéis que realizou e também dos pagamentos que fez. Resumindo, tudo envolver a questão financeira você precisa ter documentado, registrado.

Algumas empresas optam por automatizar essa organização, outras fazem de forma manual. Com o avanço da tecnologia, é claro que a automatização faz mais sentido, até porque você vai economizar muito tempo. Vamos falar mais sobre esse assunto no último tópico, então, leia até o final!

Reduza os custos

Você registrou todas as entradas e saídas, e verificou que alguns custos do mês anterior foram superficiais? Ou seja, não tinham tanta urgência para serem feitos? Isso é normal, acontece na maioria das locadoras.

A diferença entre uma locadora e outra está na atitude. Isso significa que se você registrar todas as entradas e saídas e notar gastos excessivos, que poderiam ser evitados, é necessário tomar as devidas providências para o mês seguinte.

Vamos supor que você viu algumas compras de materiais desnecessários, que nem foram usados no mês. Consequentemente, no outro mês, você vai evitar essa compra. O segredo está na ação de gerenciar, revisar e não cometer o mesmo erro.

Tenha atenção aos preços da sua locadora

Sua locadora não pode cobrar muito barato, pois perde valor de mercado. Mas, ao mesmo tempo, também não pode cobrar muito acima da concorrência, porque se não perde espaço, fica famosa pelos preços “exorbitantes”.

E agora, o que fazer?

A resposta é: precificar da forma correta. Para isso, é necessário levar em consideração todos os custos que envolvem a operação, o que os clientes podem pagar pela locação e também o valor cobrado pela concorrência.

Fazendo isso, pode ter certeza que o seu preço não estará elevado nem muito baixo, mas sim no nível certo para atrair os clientes, em vez de afastá-los.

Automatize os processos para uma gestão de faturamento eficiente

Como falamos na primeira dica, o ponto principal para uma gestão de faturamento eficiente é a automatização. Você até consegue manter um fluxo de caixa organizado, reduzir os custos e ter atenção aos preços da sua locadora sem um software específico para isso, mas com certeza vai perder quando o assunto é qualidade, eficiência e tempo.

A qualidade das ações não será a mesma, a eficiência tão pouco e a gestão de faturamento vai demandar muito mais tempo de você e toda sua equipe.

→ Veja o que o LOC1 pode fazer para melhorar a gestão de faturamento na sua locadora: 

Posts similares

Receba notificações de nossos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Assine nossa newsletter!