LOC1

Gestão de frota: como digitalizá-la com as soluções do Hub LOC1?

Conheça o Hub LOC1, um pool de ferramentas complementares ao SAP Business One no qual a gestão de frota é um componente central.


Entre as diversas aplicações disponíveis no Hub LOC1, um grande destaque é a gestão de frotas — que, como sabemos, é um desafio constante para empresas com muitos veículos em suas operações.

Essa ferramenta vem para facilitar atividades operacionais que vão desde a disponibilidade e manutenção dos veículos até a eficiente gestão financeira e controle das movimentações. 

Neste artigo, vamos te mostrar como isso se dá na prática.

Acompanhe!

Sobre as soluções do Hub LOC1

Hub-LOC1

Hub LOC1 é um pool de ferramentas complementares ao SAP Business One. Ou seja, são aplicações tecnológicas perfeitamente integráveis ao ERP da SAP — inclusive por que foram desenvolvidas sob a tecnologia da empresa alemã líder no mercado global.

Dentro desse hub encontram-se aplicações como:

  • Portal do Cliente, uma interface web para chamados de serviços do cliente;
  • Controle de Manutenção, que potencializa a administração de manutenção de plantas industriais, máquinas, equipamentos, veículos…;
  • Workflow, uma interface web para criação e controle de fluxos de atividades;
  • Gestão Avançada de Contratos, ferramenta que simplifica e automatiza todos os meandros do controle jurídico contratual;
  • Operações em Campo, que facilita o dia a dia de vendedores, técnicos e outros profissionais que vão a campo e, ao mesmo tempo, disponibiliza controle total aos gestores;
  • Aceleradores B1, uma série de funcionalidades para mitigar as dificuldades de escalar e rentabilizar as operações no SAP Business One.

Por fim, temos também a ferramenta de Gestão de Frotas, sobre a qual vamos conversar mais adiante.

→ Leia também: 5 sinais de que é preciso fazer ajustes na gestão de frota.

Entenda a solução de Gestão de Frota do Hub LOC1

Confira, a seguir, tudo o que é possível fazer com a ferramenta do Hub LOC1 para gestão de frotas. 

Controle de frota e automação do faturamento

A aplicação oferece um controle completo da frota por status, incluindo opções como "Locado", "Disponível", "Manutenção", "Reservado", "Na Revenda", "Em Manutenção", "Emplacamento" e "Em Transferência". Esses status personalizáveis permitem uma gestão mais precisa e detalhada dos veículos.

A automatização do faturamento é outro recurso importante do sistema integrável ao SAP Business One. Com o processamento em lote e detalhamento das movimentações ocorridas, o software dispensa a necessidade de relatórios de medições manuais, agilizando o processo de faturamento e garantindo a precisão das informações.

Além disso, também oferece o envio automático de extrato de locação na fatura ou pré-fatura, bem como por e-mail, melhorando a comunicação com os clientes e facilitando o acompanhamento das transações.

Cadastro de regras de contrato e controle de licitações

O software permite o cadastro de regras de contrato em volume, com opções de personalização por modelos de contratação ou por veículos, usando layouts em PDF padrão. Isso proporciona uma padronização das informações contratuais e facilita o controle das operações.

Para licitações em volume, o sistema oferece recursos abrangentes, incluindo etapas, documentações, controle de valores, registro de concorrência e limite de valores. Essas funcionalidades garantem uma gestão mais estruturada e transparente dos processos de licitação.

Controle de processos de vendas e propostas de locação

A aplicação que compõe o Hub LOC1  também abrange o controle dos processos de vendas, tornando a gestão comercial mais eficiente e rastreável. Além disso, o software oferece a criação de propostas de locação com layouts em PDF para envio ao cliente, aprimorando a apresentação das ofertas.

Registro e controle de movimentações dos veículos

A rastreabilidade das movimentações dos veículos é um dos destaques da ferramenta de Gestão de Frota. O software registra todas as ações, incluindo mobilização, desmobilização, avarias e multas. 

Esse controle preciso permite uma melhor administração dos ativos e ajuda a identificar oportunidades de melhoria.

Checklist personalizado e manutenção preventiva

Com Gestão de Frota, é possível criar checklists personalizados por categoria e por veículo, tornando a inspeção dos veículos mais eficiente e abrangente. 

Além disso, a aplicação oferece um programa de manutenção preventiva integrado, com apropriação de despesas e custos, e programação de compra de insumos e contratação de serviços terceirizados.

Ampla gestão de ordens de serviço (OS) e atividades da locadora

A ferramenta facilita o gerenciamento de Ordens de Serviço e atividades da locadora, permitindo um controle efetivo de todas as operações e melhorando a comunicação entre as equipes.

Assistente de Compras, controle de fornecedores e integração total

O software oferece um assistente de compras de veículos e insumos, agilizando os processos de aquisição. Além disso, permite o controle detalhado de fornecedores, incluindo montadoras, garantindo maior transparência nas relações comerciais.

A integração total com filiais, holding, pontos de apoio e oficinas, próprias ou parceiras, é outra vantagem significativa, proporcionando uma visão unificada das operações e facilitando a troca de informações.

Controles de aprovação e dashboards personalizados

A ferramenta disponível no Hub LOC1 permite a definição de controles de aprovação personalizados, garantindo que os processos sejam conduzidos de acordo com as políticas da empresa.

O software também oferece dashboards e painéis personalizados, como de frota, faturamento e manutenção, que proporcionam uma visão rápida e abrangente do desempenho do negócio.

Relatórios de valor de revenda, manutenção e rentabilidade

A solução oferece relatórios detalhados, incluindo o valor de revenda de veículos, despesas e receitas com manutenção e a rentabilidade por placa e contratos. Essas informações são fundamentais para a tomada de decisões estratégicas.

Total Integridade entre a locação e o financeiro

O software garante a total integridade entre a locação e o financeiro, possibilitando uma gestão mais precisa e evitando inconsistências nas contas a pagar e a receber.

Recursos avançados de relatórios personalizados

O LOC1 oferece amplos recursos para a criação de relatórios personalizados, permitindo que a empresa obtenha informações específicas de acordo com suas necessidades e metas estratégicas.


Dê o play no vídeo a seguir e confira um demonstrativo rápido do que a aplicação de Gestão de Frota pode fazer por sua empresa:

 


Em resumo

A gestão de frotas é um processo complexo que requer precisão, eficiência e controle. 

O software que faz parte do Hub LOC1 é uma solução abrangente e inovadora que potencializa a gestão de frotas, permitindo que as empresas aprimorem sua estratégia, tomem decisões embasadas e alcancem resultados mais sólidos e lucrativos. 

Com recursos como controle de frota por status, automação do faturamento, controle de processos de vendas, manutenção preventiva e relatórios personalizados. Isso faz dela a ferramenta indispensável para o sucesso das empresas que dependem de uma gestão de frotas eficiente e estratégica.

Você é empresário ou vendedor de soluções SAP e está buscando uma aplicação que permita fazer gestão de frota ao SAP Business One? Faça contato agora mesmo e veja como nossa aplicação que compõe o Hub LOC1 pode ajudar!

Posts similares

Receba notificações de nossos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Assine nossa newsletter!