Máquinas e equipamentos

Como lidar com as reclamações dos clientes em sua locadora?

Precisando lidar com muitas reclamações dos clientes da sua locadora? Confira algumas dicas.


Independente do tamanho da sua empresa, do número de funcionários e de qualquer outra questão financeira, uma coisa é certa: os clientes são e sempre serão os mais importantes, afinal, sem eles a sua locadora com certeza não existiria.

Saber lidar com as reclamações dos clientes é essencial para pequenas, médias e grandes empresas, pelo simples fato de que são os clientes que fazem qualquer negócio prosperar. Até porque, o que seria da sua empresa hoje sem os clientes?

Então, é importante criarmos pequenos hábitos que fazem toda a diferença, desde o atendimento até o recebimento de reclamações e feedbacks construtivos. É sempre importante escutar o cliente, ouvir o que ele tem a dizer, independente se é uma reclamação ou não.

Neste artigo, apresentamos as melhores dicas para que você consiga lidar com as reclamações dos clientes na sua locadora. Que tal? Gostou da ideia? Então não deixe de ler até o final!

Como lidar com as reclamações dos clientes?

Dica 1: Acompanhe as críticas dos clientes

É importante que a sua locadora tenha um ou mais canais para receber as reclamações. Seja por telefone, e-mail, whatsapp, facebook ou até mesmo um canal no próprio site para isso, o importante é que o cliente saiba que existe um canal próprio para dar feedbacks e fazer reclamações quando necessário.

Essa atitude também passa mais segurança para o cliente, que poderá realizar uma locação sabendo que, caso alguma coisa não aconteça como o esperado, existe um canal certo para onde ele pode recorrer e buscar as melhores soluções.

Além disso, quando você tem os canais certos para receber reclamações, fica muito mais fácil de analisar, acompanhar os feedbacks e agir quando necessário.

Dica 2: Saiba escutar feedbacks negativos

Esse é um problema em comum entre vários empresários: não saber escutar os feedbacks negativos. Sabemos que alguns clientes não medem as palavras, mas, independente de como for a reclamação, a sua locadora precisa saber escutar.

Então, não procure tirar a razão dos clientes, mas sim tente conversar, entender a situação e buscar uma solução cabível para o seu problema.

Feedbacks negativos vão vir mais que os positivos, e precisamos saber lidar. Quando você entende que precisa saber escutar as reclamações dos clientes, fica muito mais fácil de lidar com elas.

Dica 3: Não tente amenizar o problema

Se você quer aprender a lidar com as reclamações dos clientes, em hipótese alguma utilize frases para tentar amenizar o problema, ou tirar a responsabilidade da sua empresa. Essa é uma atitude totalmente errada que pode comprometer a credibilidade da sua locadora no mercado.

Como falamos na dica anterior, quando um cliente está estressado por algum motivo com a sua locadora, o que preciso ser feito é escutar o seu problema, entender a situação e buscar uma solução. Você só vai conseguir amenizar a situação com atitudes, ou seja, argumentação em alguns momentos só vai estressar ainda mais o cliente.

Escute com calma, entenda a situação, demonstre para o cliente que entendeu o seu problema e vai buscar uma solução o mais rápido possível. A atitude é simples, e você não precisa complicar.

Dica 4: Pratique, de fato, a ação!

Para lidar com as reclamações dos clientes, é preciso atitude. Ter um canal para receber os feedbacks e as reclamações é um ponto positivo, assim como saber escutar todos os feedbacks e não amenizar o problema. Mas, vamos ser sinceros, nenhuma dica apresentada até aqui tem valor se você esquecer de praticar, de fato, a ação.

Então, sempre que ouvir qualquer tipo de feedback, procure um responsável para resolver o problema — e se for você, melhor ainda, pois consegue agir no exato momento que recebeu o feedback negativo.

Agora você já conhece as melhores dicas para lidar com as reclamações dos clientes e pode agir para gerar ainda mais credibilidade para sua locadora. Mas, é claro que não é só de reclamações que uma empresa vive, existem vários problemas que envolvem os processos que precisam ser resolvidos, pois podem causar sérios problemas.

→ Conheça o LOC1 e veja como o sistema pode ajudar a melhorar a satisfação dos clientes da sua locadora:

Posts similares

Receba notificações de nossos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Assine nossa newsletter!