LOC1

Como criar um fluxo de trabalho melhor em sua empresa

Confira algumas dicas para criar um fluxo de trabalho em seu negócio.


Administrar um negócio é um exercício extremamente exigente. Envolve o gerenciamento de um fluxo de trabalho bem ajustado, assim como o cumprimento de várias outras tarefas para manter as coisas funcionando.

Neste artigo, trazemos algumas dicas para desenhar um workflow que coloque as equipes em sintonia. Confira, a seguir!

Defina metas e objetivos claros

Para ter um fluxo de trabalho melhor, você deve ter clareza sobre as expectativas que tem de sua equipe com base nas tarefas que lhes são atribuídas.

De prazos de projetos a relatórios, arquivos de trabalho e outras diretrizes, você deve transmitir com clareza tudo o que precisa deles. Se você deixar de informá-los sobre essas coisas, isso poderá causar interrupções e afetar negativamente sua organização. 

Isso também permitirá que os profissionais gerenciem sua carga de trabalho de forma eficaz. Eles podem identificar facilmente quanto tempo precisam alocar para concluir uma tarefa antes de passar para outra. 

A comunicação é a chave de um bom fluxo de trabalho

Para garantir que seus negócios funcionem sem problemas, é fundamental estabelecer uma linha de comunicação clara com todos.

Não importa a qual equipe ou departamento seu pessoal pertença, é fundamental que eles tenham uma boa compreensão de como estão as coisas no escritório. Ter um canal onde seus funcionários possam facilmente se coordenar e discutir uns com os outros pode evitar que grandes problemas aconteçam.

Independentemente do cargo, a comunicação é vital para garantir que todos conheçam suas tarefas e mantenham a equipe atualizada com o andamento de qualquer projeto.

Aprenda a arte da delegação de tarefas

Para evitar confusão e sobreposição de tarefas, é importante dividir o trabalho igualmente para cada membro. Esta é uma ótima maneira de capacitar a operação em equipe dentro de sua organização, bem como melhorar a eficiência de seus funcionários. Também evita que confusões ou erros aconteçam.

Uma boa comunicação só funcionará se você conseguir transmitir adequadamente quem está trabalhando em uma tarefa e quem é responsável pela outra. 

Além disso, a delegação de tarefas pode tornar a carga mais leve e evitar mal-entendidos e promover uma melhor camaradagem entre seus funcionários.

Crie um local de trabalho colaborativo

Encontre uma maneira de promover uma atmosfera colaborativa em sua organização. Ao fazer isso, você está incentivando todos a compartilhar suas ideias e melhorar suas habilidades.

Trabalhar de forma colaborativa, em vez de individualmente, pode melhorar a produtividade de seus funcionários, além de dar a eles uma sensação de pertencimento.

Aproveite as ferramentas e a automação

Para um fluxo de trabalho mais suave e melhor, não custa fazer uso de algumas ferramentas que permitirão que você gerencie tudo com mais facilidade.

Uma ferramenta de automação pode tirar o trabalho repetitivo do caminho, permitindo que os profissionais se concentrem no trabalho que realmente importa. Isso torna tudo mais sistemático e gerenciável, economizando um tempo valioso.

Atualmente, há uma variedade de ferramentas de automação das quais você pode aproveitar. Alguns são até altamente personalizáveis ​​para garantir que o programa seja adaptado às necessidades do seu negócio. Quando integradas adequadamente ao processo de negócios da sua empresa, essas ferramentas podem economizar dezenas de milhares em custos.

→ Leia também: 7 razões para automatizar os fluxos de trabalho.

Em resumo

A criação de um fluxo de trabalho bem ajustado ajuda as organizações a se tornarem mais competitivas. Também garante que todos estejam trabalhando em harmonia e indo na direção certa quando se trata de cumprimento e conclusão de tarefas.

Portanto, é importante que você otimize seu fluxo de trabalho de negócios para aumentar a produtividade em sua empresa e reduzir quaisquer perdas que você possa enfrentar. Além disso, um bom fluxo de trabalho mantém os funcionários felizes e satisfeitos.

Você é empresário ou vendedor de soluções SAP e está buscando uma aplicação para controle de fluxos de atividades para integrar ao SAP Business One? Faça contato agora mesmo e conheça o WorkFlow!

Posts similares

Receba notificações de nossos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Assine nossa newsletter!