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Histórico de manutenções: por que ele é importante nas locadoras

Entenda por que guardar e analisar o histórico de manutenções pode potencializar a competitividade do seu negócio de locação.


O controle de histórico de manutenções é uma atividade importante dentro da gestão de empresas de locação. Trabalhem elas com veículos, máquinas, equipamentos ou outros ativos.

Isso porque os registros de manutenção são fundamentais na melhoria contínua desse processo, servindo como fonte analítica. No detalhe, eles também podem revelar problemas e eficiências que, quando avaliados de maneira descontextualizada, podem passar despercebidos.   

Neste artigo, vamos te ajudar a refletir sobre esse tema. Ao final, você verá por que acompanhar o histórico de manutenções dos ativos pode gerar insights para aumento da competitividade na sua locadora.

Confira!

A gestão de manutenção e seus benefícios nas empresas de locação

A gestão de manutenção é um conjunto de práticas e processos que envolvem supervisão, monitoramento e adequação técnica regular de um ativo. No contexto das locadoras, ela desempenha um papel crucial na garantia da disponibilidade e do desempenho dos ativos.

Uma gestão eficaz de manutenção traz uma série de benefícios. Confira, nos tópicos que seguem, três dos mais significativos!

Previsão de falhas inesperadas nos ativos

Ao implementar um plano de manutenção preventiva, a locadora pode realizar inspeções regulares, manutenções proativas e substituição de componentes desgastados antes que ocorram falhas significativas. 

Isso reduz significativamente o risco de paralisações não planejadas, minimizando os atrasos nos projetos dos clientes e melhorando a satisfação do cliente.

Maximização da vida útil dos ativos

Além disso, a gestão de manutenção contribui para a maximização da vida útil dos ativos. 

Quando máquinas, por exemplo, são adequadamente mantidas, elas tendem a se depreciar com mais lentidão, o que significa que a locadora pode estender o tempo de aluguel e obter um retorno melhor sobre seus investimentos. 

Redução de custos e ganho de lucratividade

Por fim, uma boa gestão de manutenção também reduz os custos de reparo, uma vez que os problemas podem ser identificados e corrigidos em estágios iniciais, evitando danos maiores e mais caros.

Consequentemente, a lucratividade da locadora é potencializada, uma vez que não precisa dispender grandes orçamentos para consertos e substituições de peças e componentes. 

→ Leia também: 5 erros que devem ser evitados na gestão de manutenção.

A importância de guardar o histórico de manutenções

Quanto a acompanhar o histórico de manutenção de ativos, há um grande número de locadoras que não o faz. 

Os gestores dessas empresas ignoram que — ou não percebem valor em — ter uma visão completa do desempenho de seus ativos ao longo do tempo. 

No entanto, ao guardar registros detalhados de cada intervenção de manutenção realizada, pode-se acessar informações valiosas para tomadas de decisão estratégicas.

Insights para estratégias contextualizadas

O histórico de manutenções fornece insights sobre a frequência e o tipo de manutenção realizada. Isso permite identificar padrões, como ativos que exigem reparos e/ou revisões técnicas mais frequentes — ou que são mais propensos a certos tipos de falhas. 

Com base nessas informações, a locadora pode ajustar seu plano de manutenção e adotar medidas preventivas específicas para minimizar a recorrência de problemas.

Rastreio do custo total de propriedade

Além disso, o histórico de manutenções permite rastrear o custo total de propriedade dos ativos ao longo do tempo. 

Ao registrar os gastos com revisão, reparos e substituições de componentes, o board executivo da locadora passa a ter uma visão clara dos custos associados. Dessa forma, pode tomar decisões sobre a renovação do estoque, a substituição de ativos obsoletos ou a implementação de programas de manutenção mais eficientes.

Conformidade legal e/ou regulatória

Outro aspecto importante: em alguns setores, como construção civil e indústria pesada, é exigido por lei que as empresas mantenham registros detalhados de manutenção. 

Esses registros podem ser solicitados por agências reguladoras ou ser usados como prova em casos de litígios ou reclamações de segurança. 

Portanto, ter um histórico de manutenções completo e organizado garante que a locadora esteja em conformidade com as regulamentações aplicáveis. O que, aliado a outros diferenciais, a coloca em um alto nível de competitividade no mercado. 

A tecnologia para aproveitamento estratégico do histórico de manutenções

Para acompanhar efetivamente o histórico de manutenção dos ativos, é fundamental utilizar a tecnologia adequada. Tanto para registrar todas as atividades de manutenção, desde inspeções e reparos até substituições de componentes, quanto para transformar esses registros em insumos de análise. 

Assim como outras frentes administrativa, a automatização do controle do histórico de manutenções proporciona um acompanhamento mais preciso, eliminando a dependência de processos manuais e reduzindo erros.

Com a solução tecnológica certa, a geração de relatórios de fácil interpretação permite realizar análises aprofundadas para identificar tendências, padrões e pontos de melhoria. Com isso, percebe-se em tempo hábil eventuais gargalos, reduz-se custos e garante-se a sustentabilidade do negócio em médio e longo prazo.

→ Você já conhece o LOC1? Ele é o sistema ideal para elevar a gestão de manutenção da sua locadora, pois indica as melhores práticas e centraliza tudo em um único ambiente tecnológico.

Confira, no vídeo a seguir, uma rápida explicação dessa solução aplicada a negócios de locação de máquinas e equipamentos:

 

Em resumo

O acompanhamento do histórico de manutenções de ativos desempenha um papel fundamental nas empresas de locação. Por meio desses registros, elas podem garantir a confiabilidade, disponibilidade e desempenho de seus ativos, maximizando sua vida útil e reduzindo os custos operacionais.

Além disso, os registros de manutenção permitem uma análise detalhada do desempenho dos ativos ao longo do tempo, identificando padrões, realizando análises de custos e cumprindo obrigações legais e regulatórias.

Contudo, para obter os benefícios completos do acompanhamento do histórico de manutenções, as locadoras devem investir em tecnologia. Dessa forma, terão uma organização eficiente dos dados, acesso rápido às informações relevantes e poderão fazer análises regularmente para obter insights acionáveis.

O controle do histórico de manutenções já faz parte da gestão estratégica da sua locadora? Conheça agora o LOC1 e veja como ele pode automatizar e otimizar esse processo!

 

 

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